Já arrancaram as obras de remodelação de duas casas devolutas na Praça Velha, na Guarda. Os imóveis foram adquiridos pela autarquia por 210 mil euros em setembro do ano passado e vão ser recuperados para acolher novos serviços.
Até agora propriedade da família Patrício Gouveia, os edifícios em avançado estado de degradação e com uma área global de 380 metros quadrados são contíguos aos antigos Paços do Concelho, que atualmente acolhem a sede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O objetivo da autarquia é requalificar aqueles espaços para que a parte do rés-do-chão seja concessionada à economia privada para atividade comercial com a criação do “Solar dos Sabores”. Tratar-se-á de uma praça que vai surgir no interior do edificado com espaços lúdicos, comerciais e de restauração. Está ainda previsto construir um centro de interpretação da cultura judaica.
Já o primeiro andar será destinado a espaço museológico ou cultural, como a “Casa da Memória” da Guarda. A edilidade está também a estudar a possibilidade de transferir a Sala de Armas do Museu da cidade para aquele espaço, adiantou na altura a O INTERIOR Carlos Chaves Monteiro. Segundo o autarca, as intervenções projetadas serão realizadas «a pensar nas pessoas e na forma de as fazer regressar e fruir o centro da cidade».