Esta semana meia centena de futuros médicos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) estão em Vila Nova de Foz Côa, para promover bons hábitos de saúde, através de ações de formação e de educação junto da comunidade local.
A iniciativa é intitulada “Medicina Vai” e tem como objetivo «alertar» para as «carências» que existem nas «regiões mais periféricas do país», no que diz respeito aos cuidados de saúde, e também para «sensibilizar» os estudantes para o «papel crucial que poderão vir a desempenhar enquanto futuros médicos», salienta a FMUP. Durante uma semana os estudantes vão desenvolver rastreios de diabetes e hipertensão, sessões de envelhecimento ativo, visitas ao domicílio e várias outras ações e atividades.
Ao longo dos últimos anos, o município de Foz Côa tem realizado «parcerias» com algumas universidades que «mostram vontade» de colaborar com o conselho, afirma João Paulo Sousa, presidente da Câmara Municipal de Foz Côa. O autarca afirma que é «importante» para a autarquia a «questão da proximidade» e que esta não se «faz só em termos culturais», mas também em «termos de saúde».«No fundo, é um dois em um, por um lado, damos atenção àqueles que mais precisam em termos de saúde, sendo a saúde uma preocupação grande no Interior, e por outro, as próprias faculdades percebem que no interior há esta carência», alerta o presidente da Câmara Municipal.
João Paulo Sousa salienta ainda que a iniciativa «é para continuar», pois é também uma forma de mostrar aos jovens, «sejam eles de Foz Côa ou do litoral» que «aqui no conselho, como em tantos outros, há qualidade de vida» e que «podem apostar viver no Conselho de Foz Côa».