P – O que ficou por fazer no mandato que agora termina na Associação de Estudantes da Secundária Afonso de Albuquerque?
R – Dada a curta duração do mandato – uma vez que fui eleito a 19 de dezembro de 2022, tendo assim passado pouco mais de um ano – por vezes torna-se difícil alcançar determinadas metas, também devido à falta de recursos financeiros. Nesse sentido, foi impossibilitada a disponibilização de pensos higiénicos nas casas de banho femininas, um contributo higiénico indispensável para as mulheres, bem como a expansão do apoio social alimentar para que passasse a incluir o jantar dos alunos abrangidos.
P – Quais são os principais problemas/dificuldades dos alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque?
R – Um dos desafios significativos enfrentados pelos alunos desta escola é a presença de problemáticas de ordem psicológica, social e emocional, as quais temos vindo a constatar.
P – Qual a herança que Ricardo Poeta deixa à próxima direção da Associação de Estudantes?
R – Enquanto presidente da Associação de Estudantes da Escola Afonso de Albuquerque acredito ter contribuído para o aprimoramento das condições da Associação de Estudantes através da organização integral da sua documentação, com o objetivo de simplificar os processos burocráticos existentes.
P – Os problemas com o aquecimento nas salas mantêm-se? Como é que a Associação tem vindo a acompanhar a situação e o que falta para a resolver?
R – Algumas das salas do edifício escolar ainda apresentam, por vezes, problemas no sistema de aquecimento, resultando na saída de ar frio em vez de ar quente dos equipamentos. Contudo, é relevante mencionar que foi instalado aquecimento no pavilhão, facilitando a prática de atividades físicas naquele espaço. A associação tem acompanhado de perto esta questão, reconhecendo que a resolução efetiva do problema exige a intervenção de um técnico especializado. Destaca-se que este problema persiste há alguns anos, sendo imperativa a sua resolução através de uma abordagem profissional.
P – No último ano letivo também voltou a haver constrangimentos na cantina. Como está atualmente a situação?
R – Ao longo do ano letivo que passou surgiram alguns problemas na cantina da escola secundária, seja pela muita afluência de alunos ao mesmo tempo, seja pela falta de comida ou até pela falta de profissionais para servir as refeições. Neste momento, algumas dessas questões foram resolvidas, no entanto, ainda há um longo caminho a percorrer no que diz respeito à qualidade da confeção dos alimentos e à diversificação das refeições.
P – Esta semana houve uma eleição muito participada (mais de 600 alunos a votar), como explica este fenómeno?
R – Ao longo do ano temos vindo a trabalhar no sentido de aumentar o interesse dos alunos nas atividades promovidas pela escola. Neste contexto, considero que os nossos esforços foram bem-sucedidos, uma vez que observamos um aumento significativo na participação dos alunos no processo eleitoral para a nossa associação de estudantes.
_____________________________________________________________________
RICARDO POETA
Presidente cessante da Associação de Estudantes da Escola Secundária
Idade: 17 anos
Currículo (resumido): Aluno de 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias
Livro preferido: “A Guerra que Salvou a Minha Vida”, de Kimberly Brubaker Bradley
Filme preferido: “Busca Implacável”, de Pierre Morel