P – A pintura “Touro Raiano”, na antiga escola primária de Alfaiates (Sabugal), foi considerada o Melhor Mural do Mundo de 2024 pela Street Art Cities. Que pintura é esta? Que perspetiva tentou passar para a parede?
R – Este mural tem uma história interessante. Eu já tinha o projeto idealizado há algum tempo e guardei a ideia na gaveta. Por coincidência pediram-me que pintasse aquela mesma parede um tempo depois… Esta é uma pintura anamórfica, o que quer dizer que a imagem é ligeiramente distorcida, o que obriga o espetador a colocar-se no respetivo e indicado local de visualização para que a ilusão ótica ocorra. A nível técnico é bem mais exigente, pois quando estamos a pintar não estamos a ver o resultado final e temos que confiar no processo. Esta perspetiva cria um efeito de tridimensionalidade e profundidade o que torna a pintura mais impactante visualmente.
P – O que pode significar este prémio/distinção na carreira artística de Miles?
R – Claro que significa muito, afinal é o maior concurso do mundo nesta área e, portanto, pode equiparar-se aos Óscares no cinema ou à Bola de Ouro no futebol, claro que com uma dimensão muito mais modesta. Esta distinção já está a trazer mudanças grandes, não apenas na rede de contactos internacionais, mas noutros âmbitos que prefiro não revelar já.
P – Atualmente em que projetos está envolvido e em que iniciativas está a pensar apostar nos próximos tempos?
R – Tenho já alguns trabalhos que vou desenvolver em breve, estamos à espera do bom tempo para isso.
P – Em que sítio gostava de deixar um mural e porquê?
R – Acho que não existe um local específico. Onde queria muito deixar o meu trabalho já o fiz, mas tenho mais alguns locais em mente. Existem paredes onde sei que seria possível desenvolver trabalhos muito interessantes.
P – Como vê as oportunidades no mundo artístico na nossa região e país?
R – Eu penso que no interior do país as oportunidades são tão escassas que isso nos obriga a trabalhar o dobro. Muitas vezes já temos um trabalho de qualidade e simplesmente não existe uma distinção que confirme isso. Muitas vezes, praticamente sempre, somos contratados para responder a uma solicitação muito objetiva que deixa pouco espaço à criação autoral. Mas de um modo geral, ter trazido esta distinção de Melhor Mural do Mundo de 2024, da Street Art Cities, para Alfaiates, uma aldeia no interior de Portugal, no concelho do Sabugal, é algo completamente surreal.
Perfil:
Autor do Melhor Mural do Mundo de 2024
Nome: Nuno Miles
Idade: 28 anos
Naturalidade: Guarda
Currículo (resumido): PhD em Media Artes
Livro preferido: “A Máquina de fazer espanhóis”, de Valter Hugo Mãe
Filme preferido: “A Gaiola Dourada”, de Rui Costa