Sociedade

Guarda já tem trotinetes e bicicletas elétricas

Img 0824
Escrito por Sofia Pereira

Já é possível andar de trotinete e bicicleta elétricas na Guarda. Pela cidade mais alta há 108 docas (pontos de recolha) onde os veículos podem ser levantados e devem ser entregues. Falamos de 250 trotinetes e 50 bicicletas que já estão a ser utilizadas pelos guardenses.

As trotinetes e bicicletas podem andar até 25 km/h e têm uma autonomia que ronda os 60 km. Já o preço de utilização começa com 19 cêntimos pela ativação do veículo e, a partir daí, são cobrados 19 cêntimos por minuto de utilização. No entanto, os responsáveis pela empresa ressalvam que os guardenses podem ter preços mais baratos: os munícipes vão poder comprovar que são moradores e não terão de pagar a taxa de ativação e, para além disso, vai ser possível adquirir um passe que diminui o preço das viagens para 10 cêntimos por minuto.

Os veículos implementados na Guarda pela empresa Bird fazem parte de um projeto-piloto que, segundo o autarca local, terá a duração de «cerca de um ano». Para além disso, todo o investimento foi suportado pela empresa, sendo que a autarquia apenas facultou a via pública para que fossem instalados os veículos. A Guarda é a primeira cidade do distrito a ter o serviço da Bird, mas a empresa pretende expandir a iniciativa a outras localidades.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply