Arquivo

Regresso ao passado e descida ao poço

Visita a Queluz e Sintra

Foi no passado dia 15 de Abril que 8 turmas do 11º ano da nossa escola, com o objectivo de aprofundar os seus conhecimentos relativos aos “Maias” de Eça de Queirós, se deslocaram a Sintra.

Agora vou contar-vos os passos da nossa viagem. A nossa primeira paragem foi no Palácio Nacional de Queluz onde tivemos a oportunidade de conhecer aquela que a partir do séc. XVIII foi a residência do rei e da rainha durante a época de verão. Tivemos também a oportunidade de assistir a pequenas encenações em algumas das salas do palácio, encenações em que participaram dois colegas nossos, como príncipe e princesa.

A segunda paragem foi em Sintra onde fizemos uma caminhada até Seteais para conhecermos o percurso feito por Carlos da Maia e o seu amigo Cruges para procurar Maria Eduarda (no livro “Os Maias”). Chegados a Seteais, deparámo-nos com um grande jardim e com um miradouro com uma vista magnífica para Sintra e para a Pena.

Por fim fomos visitar a Quinta da Regaleira, um espaço de símbolos e mistérios, muito especial, ligado a Carvalho Monteiro, seu primeiro proprietário no início do séc. XX. Conhecemos vários locais cheios de significado na quinta, entre os quais o poço iniciático, que tem cerca de 30 metros de profundidade com acesso através de uma escadaria em espiral. Foi emocionante e estranho.

Esta viagem foi muito interessante.

Paulo Gomes 11ºH nº7

Regresso ao passado e descida ao poço

Sobre o autor

Leave a Reply