Desporto

Torneio 4 Nações realiza-se no distrito da Guarda em Junho

Img 9649
Escrito por Efigénia Marques

Atualmente não há equipas de andebol nos concelhos por onde passa a competição

Entre 6 e 8 de junho o Torneio 4 Nações vai passar pelos concelhos da Mêda, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, com competição entre as seleções femininas sub-20 da Portugal, Espanha, França e Alemanha.
No dia 6 de junho, quinta-feira, pelas 15 horas, a equipa espanhola defronta a alemã no Pavilhão de Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, e pelas 20h30 Portugal joga contra a França no Pavilhão Multiusos de Pinhel. Já na sexta-feira, 7 de junho, pelas 15 horas, começa a partida entre francesas e espanholas no Pavilhão Municipal de Almeida, e a partir das 19 horas defrontam-se Portugal e Alemanha, também em Almeida. No último dia do Torneio 4 Nações, a 8 de Junho, realizam-se mais dois jogos, desta vez no Pavilhão Municipal da Mêda: Alemanha-França (15 horas) e Espanha-Portugal (17h30). A competição termina pelas 19 horas com a entrega de prémios.
Joaquim Escada, vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol (FPA), apresentou o torneio e diz que «há muitos anos que fazemos eventos de grande alarido neste território para que haja produção própria e para que comecem a existir equipas nestes territórios, para que crianças e jovens tenham oportunidade de praticar esta modalidade extremamente rica para a afirmação do carácter das pessoas enquanto adultas». Para Joaquim Escada, «se daqui a 10 anos houver um miúdo que represente seleções nacionais, então já temos uma vitória». Mas olhando para o atual cenário da modalidade de Andebol na região do interior, o vice-presidente da FPA, sente que «não temos andado tão depressa como gostaríamos na produção própria, e tenho de bater nesta tecla, porque temos certamente rapazes e raparigas que, se lhes for dada a oportunidade, querem agarrar e estar connosco no andebol».
João Mourato, presidente da Câmara Municipal da Mêda, onde o Torneio 4 Nações foi apresentado, lamenta que na localidade não haja uma equipa de andebol atualmente, mas adianta que «vamos ter». Quanto ao estado do andebol no interior do país, o edil da Mêda lembra que «se não houver dinheiro e os interesses nacionais não cultivarem a modalidade é muito difícil vingar. É importante ter jovens a praticar andebol e outras modalidades», mas garante que, no que toca a «equipamentos e infraestruturas», na Mêda há condições para se jogar andebol.
Já o presidente da Associação de Andebol da Guarda, Miguel Fonseca, aproveitou o momento para recordar que já houve «várias equipas a praticar a modalidade na região». O dirigente deu como exemplo a Mêda, onde «nasceram quatro equipas» e em Pinhel «já houve equipa sénior». Almeida também «já jogou andebol» e Figueira de Castelo Rodrigo «chegou a participar no Campeonato Nacional de Juniores». Miguel Fonseca quer voltar a repetir o feito e ter equipas de andebol na região e lembra que «há anos melhores que outros», mas garante que vai «continuar a trabalhar em prol do objetivo».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply