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Google proporciona visita virtual à Serra da Estrela e ao Douro Vinhateiro

Projeto “Maravilhas de Portugal” é uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural e daquela multinacional norte-americana

A Serra da Estrela e o Alto Douro Vinhateiro são alguns dos 57 locais, entre monumentos, castelos ou paisagens, que podem ser vistos ao detalhe, sem sair de casa, numa visita a 360 graus proporcionada pela Google ou pela Google Maps. O serviço está online desde a passada segunda-feira.

O projeto “Maravilhas de Portugal” é uma iniciativa da Direção-Geral do Património Cultural e daquela multinacional norte-americana, e junta tecnologia, cultura, promoção turística e cultural, numa projeção que o secretário de Estado da Cultura espera que «possa valorizar, por um lado, a cultura por si só e, por outro, as visitas a Portugal». Para Jorge Barreto Xavier, «a importância deste projeto é muito grande, sendo a Google o maior motor de busca do mundo». O Mosteiro dos Jerónimos, os Palácios de Queluz ou da Pena, a Baixa Pombalina, a Praça do Império, a Sé da Braga, as Muralhas da Vila de Óbidos, o Castelo de Guimarães, o Mosteiro da Batalha, o Alto Douro Vinhateiro ou a Serra da Estrela são alguns dos locais que podem ser vistos nesta visita virtual, a partir da página de internet da Google ou da Google Maps.

O projeto, no entanto, prossegue e o governante anunciou que haverá outra fase, «agora a ser trabalhada, da valorização das peças» dos museus nacionais. «Já estamos a trabalhar com várias instituições culturais do país, como a Galeria de Arte Urbana de Lisboa, o Festival de Arte Urbana da Covilhã ou Museu Berardo», avançou a responsável pela gestão dos programas do Instituto Cultural da Google, Luisella Mazza. No seu discurso durante a apresentação do projeto “Maravilhas de Portugal”, Barreto Xavier defendeu que, «por mais valiosas que sejam as possibilidades de acesso à informação e ao conhecimento através de redes digitais, nada substitui a plenitude de fruição de um bem cultural ou natural numa visita ao próprio local». No entanto, considerou que, tanto as componentes estritamente culturais, como a ligação com matérias educativas, turismo, ambiente e economia, «têm a ganhar» com o novo projeto da Google.

Serviço está online desde segunda-feira com 57 locais emblemáticos de Portugal

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