Arquivo

Portugueses preferem António Costa

O PS vai à frente na corrida às próximas legislativas, segundo uma sondagem da Intercampus. Numa notícia avançada pelo jornal Público, mais de dez pontos percentuais separam António Costa (42,3%) de Pedro Passos Coelho (31,6%) no que toca às qualidades que cada um teria para ser Primeiro-Ministro.

A mesma sondagem revela que na classificação dos líderes partidários, é o líder do PS que volta a estar à frente, com 4,7 numa escala de apreciação que vai de 0 a 10. Já Pedro Passos Coelho não vai além dos 3,7 pontos. Nesta categoria o líder do CDS e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, obtém uma média de 3,2 na mesma escala.

António Marinho e Pinto, líder do novo Partido Republicano e Democrático, obteve a mesma classificação de preferências de Passos Coelho, 3,7. Com uma média mais alta, estão Catarina Martins (BE) e Jerónimo de Sousa (PCP), ambos com 4,4.

Já no que toca à personalidade, os inquiridos responderam que na característica “decidido” os líderes do PS e PSD ficam muito próximos, com António Costa a obter 36,9% das respostas e Passos Coelho 36,5%. Relativamente à capacidade de liderança, António Costa surge novamente à frente com 34,6% e Passos Coelho 31,5%. Para 32,9% dos inquiridos o líder do PS é competente e apenas 27,7% escolhem Passos Coelho. Quanto ao “conhecimento dos problemas dos portugueses”, Passos Coelho com 27,1%, volta a ser ultrapassado por António Costa que obteve 20,9%. O mesmo acontece com a categoria “sensibilidade social”, António Costa obteve 37,4% e 24,5% escolheu Passos Coelho. Na “simpática” os resultados não são diferentes e o líder do PS é considerado mais simpático com 34,9%, contra 27,8% do atual Primeiro-Ministro.

O mesmo jornal noticia que há características em que nenhum dos líderes ganha e a resposta que fica à frente é “nenhum deles”. Assim, na pergunta sobre qual dos dois é detentor de um “discurso de verdade”, António Costa tem 27,3% e Passos Coelho tem 23,9%, sendo que 37,4% dos inquiridos respondem “nenhum deles”. Quanto à “confiança”, António Costa tem 29,6% e Passos Coelho 25,4%, indo 34,8% das respostas para “nenhum deles”. Também na característica “honesto”, António Costa tem 25,6% das preferências e Passos Coelho 23,4%, optando 34,9% por “nenhum deles”. Quanto à qualidade “sério”, António Costa obtém 26,7% e 24,6% escolhem Passos Coelho, mas 33,9% respondem “nenhum deles” 33,9%.

Sobre o autor

Leave a Reply