Começa amanhã mais uma edição da Feira de São Bartolomeu. Até dia 21, a cidade de Trancoso vai ser animada com a música de alguns dos maiores artistas portugueses, como Tony Carreira, Camané, Fingertips, André Sardet, Paulo Gonzo, entre outros, e também com o XVIII Festival de Folclore.
Amanhã inauguram o palco José Barros e Navegantes, grupo de música tradicional portuguesa. No sábado entra em cena o repetente Tony Carreira. Este cantor é sinónimo de popularidade e por onde passa arrasta uma legião de fans. Neste momento, o músico encontra-se a promover o seu mais recente trabalho, “A vida que eu escolhi”. No domingo é a vez do grupo de Miranda do Douro, Galandum Galundaina. Constituída por quatro elementos, esta formação dedica-se à música tradicional mirandesa e toca instrumentos tradicionais, como a gaita-de-foles mirandesa, a sanfona, a flauta pastoril, entre outros. Na segunda-feira actuam os Quadrilha. O grupo formado em 1991 é liderado por Sebastião Antunes. A sua sonoridade musical é uma fusão entre a música tradicional portuguesa e a música celta. Na terça-feira sobe ao palco o fadista Camané, que em 2005 recebeu o prémio “Amália Rodrigues” na categoria de melhor intérprete de fado (masculino) e em 2006 editou o seu primeiro DVD “Ao vivo no S. Luiz”. Na quarta-feira actuam os Fingertips, que são Zé Manel (voz), Rui Saraiva (baixo), Domingos Alves (pianista), Alexis Dias (guitarra) e Jorge Oliveira (baterista). A banda de São Pedro do Sul tem dois álbuns editados, “All´bout smoke´n mirrors” (2003) e “Catharsis” (2006).
No dia 16 faz-se um Tributo aos U2 e no seguinte actua André Sardet. O músico de Coimbra comemorou 10 anos de carreira com a gravação, em versão acústica, de alguns dos seus maiores êxitos. Depois de André Sardet sobe ao palco outro grande músico português, Paulo Gonzo. O intérprete de “Jardins Proibidos” ou “Dei-te quase tudo”, que está em Trancoso no dia 18, comemorou 20 anos de carreira em 2005, altura em que lançou o seu último CD em nome próprio. Dia 19 à tarde realiza-se o XVIII Festival de Folclore e à noite actuam os Adiafa, grupo de música popular alentejana. No penúltimo dia, a feira será animada pela orquestra Flash Show, cujos elementos afirmam oferecer ao público «música com qualidade». A Feira de São Bartolomeu termina com um espectáculo de concertinas e desgarradas, protagonizado por Augusto Canário e Amigos.