Arquivo

Música para todos os gostos

Tony Carreira, Camané, Fingertips, André Sardet, Paulo Gonzo, entre outros, animam Feira de São Bartolomeu

Começa amanhã mais uma edição da Feira de São Bartolomeu. Até dia 21, a cidade de Trancoso vai ser animada com a música de alguns dos maiores artistas portugueses, como Tony Carreira, Camané, Fingertips, André Sardet, Paulo Gonzo, entre outros, e também com o XVIII Festival de Folclore.

Amanhã inauguram o palco José Barros e Navegantes, grupo de música tradicional portuguesa. No sábado entra em cena o repetente Tony Carreira. Este cantor é sinónimo de popularidade e por onde passa arrasta uma legião de fans. Neste momento, o músico encontra-se a promover o seu mais recente trabalho, “A vida que eu escolhi”. No domingo é a vez do grupo de Miranda do Douro, Galandum Galundaina. Constituída por quatro elementos, esta formação dedica-se à música tradicional mirandesa e toca instrumentos tradicionais, como a gaita-de-foles mirandesa, a sanfona, a flauta pastoril, entre outros. Na segunda-feira actuam os Quadrilha. O grupo formado em 1991 é liderado por Sebastião Antunes. A sua sonoridade musical é uma fusão entre a música tradicional portuguesa e a música celta. Na terça-feira sobe ao palco o fadista Camané, que em 2005 recebeu o prémio “Amália Rodrigues” na categoria de melhor intérprete de fado (masculino) e em 2006 editou o seu primeiro DVD “Ao vivo no S. Luiz”. Na quarta-feira actuam os Fingertips, que são Zé Manel (voz), Rui Saraiva (baixo), Domingos Alves (pianista), Alexis Dias (guitarra) e Jorge Oliveira (baterista). A banda de São Pedro do Sul tem dois álbuns editados, “All´bout smoke´n mirrors” (2003) e “Catharsis” (2006).

No dia 16 faz-se um Tributo aos U2 e no seguinte actua André Sardet. O músico de Coimbra comemorou 10 anos de carreira com a gravação, em versão acústica, de alguns dos seus maiores êxitos. Depois de André Sardet sobe ao palco outro grande músico português, Paulo Gonzo. O intérprete de “Jardins Proibidos” ou “Dei-te quase tudo”, que está em Trancoso no dia 18, comemorou 20 anos de carreira em 2005, altura em que lançou o seu último CD em nome próprio. Dia 19 à tarde realiza-se o XVIII Festival de Folclore e à noite actuam os Adiafa, grupo de música popular alentejana. No penúltimo dia, a feira será animada pela orquestra Flash Show, cujos elementos afirmam oferecer ao público «música com qualidade». A Feira de São Bartolomeu termina com um espectáculo de concertinas e desgarradas, protagonizado por Augusto Canário e Amigos.

Sobre o autor

Leave a Reply