A Covilhã é o concelho do interior que regista mais dormidas ao longo do ano de 2023, logo a seguir a Évora. No ano passado, o concelho registou 360 mil dormidas, o que representa um aumento de 11 por cento face a 2022.
O Turismo do Centro de Portugal considera que os números de 2023 comprovam «o desempenho excecional» e «confirmam que o ano passado foi o melhor ano para o turismo na região no que toca ao número de dormidas e às taxas de ocupação». A Covilhã está novamente entre os concelhos do interior com mais dormidas, ocupando a 54ª posição entre 290 municípios de Portugal. Da nossa região destaca-se ainda o concelho de Seia, que ocupa a 56ª posição, Fundão está no 81º lugar e Idanha é 152º. Gouveia (134º), Castelo Branco (139º), Manteigas (149º), Proença-a-Nova (151º) e Guarda (154º), são os municípios que se seguem. Já Belmonte ocupa o 158º lugar.
Em 2023, o Turismo Centro de Portugal recebeu «quase oito milhões de dormidas em alojamentos turísticos – especificamente, 7.965.898», tendo sido o melhor ano para o turismo região. «São números extremamente positivos para o Centro de Portugal. Este pode ter sido o ano em que a região alcançou o marco histórico das 8 milhões de dormidas e dos 4,5 milhões de hóspedes, ou esteve muito perto de o fazer. São dados muito encorajadores, que demonstram a grande pujança da atividade turística no território e que mostram que o Centro de Portugal é um destino de excelência, que oferece uma diversidade de experiências e produtos turísticos para todos os gostos e preferências», afirma Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.