Economia Sociedade

Fórum E-Inovação decorreu em Manteigas e na Guarda

Img 5687
Escrito por Efigénia Marques

O Quiosque do Empresário, sediado em Manteigas, organizou nos na passada sexta-feira e no sábado, a quarta edição do E-Inovação – Fórum de Empreendedorismo e Inovação da Guarda.
O balanço foi «muito positivo», afirmou Sílvia Massano, uma das organizadoras do evento realizado em Manteigas e na Guarda. «Foram dois dias muito intensos e muito ricos, tanto pela qualidade dos painéis, como pela pertinência das temáticas escolhidas». Sob o mote “O que nos falta para sermos ainda melhores?”, no primeiro dia, em Manteigas, «falámos de pessoas, de recursos e do setor social. Quisemos perceber quais as maiores dificuldades com que se defrontam as pessoas e as empresas do interior e porque é que o sentido de comunidade pode ser o caminho para o desenvolvimento das regiões», revelou a responsável. «Este é um evento de missão, que tem o propósito de dar a conhecer o que temos de melhor na nossa região e, acima de tudo, tentar chegar às pessoas, questioná-las e também alguns organismos», sublinhou Sílvia Massano em declarações a O INTERIOR.
No final do dia houve um jantar conferência moderado por Luís Baptista-Martins, diretor da Rádio Altitude e O INTERIOR, onde a discussão acabou direcionada para a saúde na região. Foram ouvidas histórias na primeira pessoa de empresários e de pessoas que agora iniciam a sua jornada. Na Guarda houve uma visita encenada ao museu e no café-concerto do Teatro Municipal da Guarda (TMG) falou-se «das métricas ESG e qual o impacto nas empresas, com duas brilhantes apresentações feitas por João Lopes, de Mangualde, e Artur Mateus, do Instituto Politécnico de Leiria – CDRSP da Marinha Grande. A professora Marie Bartz apresentou um tema relacionado com o solo e conseguiu despertar algumas questões relacionadas com o cuidado que devemos ter com a saúde dos solos», acrescentou a responsável.
Identificar o potencial da região e mostrá-lo ao mundo é o principal desafio do E-Inovação através do debate de vários temas. «Conseguimos trazer pessoas ligadas à área empresarial, à área associativa, investigadores brasileiros… Achamos que estes eventos são importantes, porque têm mais a ver com o local, mas pretendem refletir para o exterior que no interior temos muitos bons exemplos de empreendedorismo, nas escolas e em termos sociais», afirmou Sílvia Massano.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply