Sociedade

Da distribuição ao ROI: a Gift Campaign ajuda na escolha de brindes para eventos

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Escrito por Efigénia Marques

Dez anos depois de chegarem à indústria dos brindes publicitários, Diederik de Koning e Oriol Badia, decidiram levar a sua expertise mais longe e criar, em 2014, a sua própria empresa de artigos publicitários para empresas, a Gift Campaign.

Foi desta engenho e determinação que nasceu, no coração do bairro 22@ de Barcelona, a Gift Campaign, empresa que desde esse momento cresceu e transbordou para fora das fronteiras do bairro e de Espanha para ajudar a escrever um novo capítulo na história da personalização de merchandising para empresas na Europa.

Depois de Espanha, Itália e França, a Gift Campaign chega a Portugal em 2020, trazendo na bagagem uma equipa jovem, dinâmica e multicultural que ajuda a criar vínculos fortes e duradouros entre consumidores e empresas através de uma vasta e diversa panóplia de brindes e artigos personalizados publicitários onde nem a componente ecológica é deixada de lado.

Brindes publicitários como veículo de comunicação das marcas

Para além da mostra de apreço e afeição, a oferta de brindes publicitários e artigos promocionais são um excelente veículo de transmissão do nome, imagem e valores da marca junto dos consumidores.

Promover a marca em feiras, congresso ou festivais, dar as boas-vindas a um novo trabalhador ou reconhecer o trabalho desenvolvido daqueles que ajudam a construir, diariamente, o sucesso da empresa, sejam eles fornecedores, clientes ou trabalhadores.

Apesar das novas ferramentas de marketing digital e dos meios de massas como a rádio, os jornais ou a televisão serem excelentes canais de comunicação e posicionamento de uma marca, os brindes para merchandising e a sua faceta tradicional já demonstrou, em vários estudos, ter uma eficácia muito maior, já que se baseia numa relação mais próxima e “palpável” entre marca e consumidores porque, afinal de contas, todos gostamos de receber presentes.

Basta irmos a um qualquer festival de música ou feira setorial para percebermos o alcance deste tipo de Marketing.

As filas para a oferta de um boné, t-shirt, caneta ou lanterna com as cores e logo de uma marca são enormes e não há quem não leve para casa esse brinde, fazendo prolongar não o tempo de vida útil do objeto, como também vincar o nome da marca na memória de quem recebe este tipo de brinde.

Como vemos, apostar em artigos promocionais personalizados é uma forma eficaz de investir nas suas relações comerciais e profissionais, mas não só.

Além de promover uma aproximação entre marca e consumidores e colocar o nome da empresa “na rua” (um saco personalizado será transportado em idas às compras e visto por centenas de pessoas, por exemplo), este tipo de brindes e artigos permitem obter um retorno sobre investimento muito maior do que um spot publicitário televisivo e uma maior identificação da marca com o público já que este anda, não raras vezes, com o seu nome e imagem no corpo (t-shirts, pulseiras, etc.).

Brindes promocionais: da Distribuição ao ROI

Apesar destas valências e vantagens, ainda existem algumas dúvidas em relação aos brindes promocionais, nomeadamente como fazer a distribuição da forma certa, como calcular o ROI (Return On Investment) para brindes em eventos ou quais os brindes mais indicados para cada tipo de evento.

Para que não fique com qualquer dúvida, vamos dar-lhe resposta a algumas das perguntas mais pertinentes que as empresas apresentam à Gift Campaign aquando da intenção de investir em brindes promocionais:

Como calcular o ROI (retorno sobre investimento) para brindes em eventos?

Para que fique a saber se o investimento em brindes promocionais irá compensar. Para calcular o ROI, utilize a seguinte fórmula:

ROI = (receita – custo ÷ custo) × 100

Por exemplo, imagine que a sua empresa vai marcar presença numa feira e pretende distribuir 1000 canetas personalizadas em plástico com um custo por unidade de 0,10 euros (com IVA), o que perfaz um custo total de 100 euros.

Fruto desta campanha, a empresa angariou novos clientes que lhe trouxeram uma faturação de 2 mil euros.

Neste caso, o seu ROI foi de:

ROI = (2000 – 100 ÷ 100) × 100

ROI = 1900%

Isto significa que por cada caneta em que investiu, a sua empresa acabou por obter um retorno de 1,9 euros.

Como calcular a quantidade de brindes de que irá necessitar?

Para além de uma estimativa realística do número de pessoas, fornecedores e parceiros comerciais que vão passar pelo evento tendo sempre a preocupação de deixar uma margem de erro, é importante que o número de brindes vá ao encontro dos objetivos da campanha, quer seja para conquistar novos clientes ou cimentar relações já estabelecidas, por exemplo.

Assim, de forma resumida, procure:

  • definir uma estratégia de marketing antes de calcular a quantidade de brindes necessária;
  • fazer uma estimativa, com margem de erro, do número de pessoas que vão passar pelo evento;
  • comparar a estimativa com o histórico de público em eventos anteriores ou similares;
  • não fugir do orçamento que tem disponível.

Como fazer a distribuição dos brindes?

A melhor forma de distribuir os brindes é promover atividades atrativas que aproxime o público do seu stand e, logo que este esteja cativado, entregue o brinde após um breve interação.

Brindes personalizados são os recomendados uma vez que proporcionam uma maior relação de proximidade entre o público e a sua marca.

Que brinde escolher?

Seja qual for o brinde que escolha, é importante que este deixe marca em quem o recebe, isto é, que a sua marca fique gravada na memória de quem recebe o brinde.

Apesar disto, é interessante que pense em brindes personalizados que esteja de algum modo relacionados com a atividade da sua empresa.

Por exemplo, se tem uma marca de vinhos, poderá ser interessante oferecer saca rolhas personalizados ao público em geral ou, se preferir ser mais disruptivo, oferecer um brinde que desperte a curiosidade do público e seja completamente diferente daquilo a que elas estão habituadas.

Caso o objetivo específico da campanha seja o de angariar novos clientes, aconselha-se a que escolha um brinde apelativo e que, à semelhança do saca-rolhas, seja útil e prático para o dia-a-dia da pessoa.

O mesmo acontece quando a fidelização é o objetivo, mas, neste caso, o foco na personalização deverá ser ainda maior.

Quando se trata de um público mais genérico, como acontece em festivais, por exemplo, aconselha-se a que distribua brindes “neutros” que possam ser úteis quer a mulheres, quer a homens.

Para que possamos ilustrar de que tipo de brindes personalizados para eventos estamos a falar, fique com algumas das propostas com o selo de qualidade Gift Campaign.

Como saber o total de ofertas de um determinado brinde?

A forma mais fácil de saber qual ou quais os brindes mais oferecidos numa determinada campanha, assim como a sua quantidade exata, é através da leitura de um QR Code que poderá ser adicionado aos brindes em questão.

Após a leitura do QR Code, o utilizador será redirecionado para a página da marca, mas como o QR Code tem um link associado, este poderá ter um tracking de forma a conseguir medir e monitorizar o impacto através do número de acessos à página provenientes de uma determinada campanha ou evento.

Brindes personalizados Gift Campaign para eventos

Lanyards personalizados

Os lanyards personalizado ou fitas personalizadas são não só um clássico em eventos e congressos, mas também um dos artigos mais procurados pelo público.

Como na Gift Campaign há sempre espaço para a inovação, para além de fitas em formatos e materiais mais tradicionais, vai encontrar uma forte componente ecológica que é encimada pela fita personalizada em cortiça, modelo Cork, que lhe dá um aspeto e textura muito naturais.

Trata-se de um estilo único e elegante, que pode encaixar à perfeição na imagem de marca de empresas de móveis e similares. Este é um artigo publicitário único, que o vai ajudar a promover a sua empresa em qualquer evento no qual participe.

Rebuçados publicitários em caixa personalizável

Um doce cai sempre bem e é exatamente isto que a Gift Campaign oferece com os seus rebuçados publicitários, disponíveis em vários sabores, em caixa transparente personalizável com um adesivo colorido impresso.

Sacos personalizados

Clientes ou fornecedores especiais merecem um brinde especial.

Os sacos personalizáveis da Gift Campaign são bastante procurados para eventos, como feiras e congressos, devido à sua utilidade e versatilidade, garantindo que a sua marca será vista muito além do stand em que este brinde é entregue.

O seu baixo custo de produção faz com que estes sejam uma excelente opção para encomendas de maior dimensão.

E com um vasto leque de materiais disponíveis, do algodão a outros non-woven e reciclados, estes são a tela ideal para o logótipo da sua empresa.

Sobre o autor

Efigénia Marques

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