Dezassete municípios da região assinaram, na sexta-feira, um acordo com a Câmara da Guarda para reforçar e apoiar a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.
O objetivo é estabelecer um modelo estratégico de cooperação com as restantes 14 autarquias da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), às quais se juntaram Aguiar da Beira e Vila Nova de Foz Côa. «São mais de 250 mil habitantes que se juntam numa candidatura do território pela cultura», salientou o presidente da Câmara da Guarda. Álvaro Amaro acrescentou que será elaborado «um plano de ação que seja adequado a articular as diferentes estratégias locais, aproveitando as economias de escala que a partilha de recursos e a participação em redes proporcionam». O protocolo destina-se a «disseminar a ação cultural no espaço público urbano e rural do território envolvido e promover o acesso à cultura e à fruição artística». Outra das ideias será «promover a projeção nacional e internacional da região», sendo que para Álvaro Amaro o sucesso desta candidatura passa pelo «envolvimento de todos, assim como das várias entidades e instituições» da Beira Interior.
Na sessão realizada no Museu da Guarda o autarca recordou que «há um grande desfile de candidaturas, de cidades bem maiores que a Guarda», mas afirmou não ter receio porque «o que a Europa nos tem ensinado nestas matérias é que muitas vezes não se trata da grandeza e dimensão em termos populacionais, mas sim da grandeza da dimensão cultural da própria candidatura, que, no nosso caso, congrega outras pequenas cidades ou vilas, a própria comunidade e a própria academia». Na cerimónia estiveram autarcas das Câmaras de Mêda, Almeida, Pinhel, Sabugal, Belmonte, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia, Seia, Manteigas, Fundão, Covilhã, Vila Nova de Foz Côa e Aguiar da Beira.
Na sexta-feira realizou-se ainda a “finissage” do Salão de Outono no Museu da Guarda com uma conversa aberta sobre a temática “Santa Rita Pintor (1988-2018): 100 anos da Sua Morte”. Participaram Guilherme Santa Rita, João MacDonald, Pedro Teixeira da Mota, Fernando Rosa Dias e Luís Lyster Franco, sob a moderação de João Mendes Rosa. Na ocasião foram apresentados os catálogos “As infâncias Perduráveis”, de Paula Rego, do SIAC#3 e do 3º Salão de Outono.
Câmaras da região apoiam candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura
Municípios vão articular as diferentes estratégias locais e recursos para promover o acesso à cultura e à fruição artística