Cara a Cara

«Queremos reabilitar a sala de convívio e colocar a Rádio Escola da Sé a funcionar»

Tiago Cara A Cara
Escrito por Efigénia Marques

P – É o novo presidente da Associação de Estudantes da Secundária da Sé. Quais são as prioridades para o mandato que agora começa?
R – A nossa lista candidatou-se principalmente para resolver um grande problema da Escola Secundária da Sé: não há nenhum local para os alunos estarem e conviverem. A sala disponível não é realmente uma sala de convívio. Está perto de casas de banho e não assegura o conforto dos alunos. O nosso objetivo é tentar com que a sala de convívio se torne mais confortável para os alunos e para isso tem de haver uma reabilitação do espaço. Pensamos também de adquirir alguns elementos para a sala, como matraquilhos e mesas e cadeiras novas. Outra grande prioridade é colocar a Rádio Escolar a funcionar – a escola da Sé tem colunas por todo o edifício, mas falta a transmissão, que é algo que a Associação de Estudantes se compromete a realizar neste mandato.

P – Como vão conseguir concretizar essas medidas? Que tipo de ajudas vão precisar?
R – Há quatro formas de financiar estas propostas. Em primeiro lugar, com as atividades que a Associação desenvolve e com as quais angaria dinheiro. A segunda forma é com a venda de rifas. A terceira hipótese é concorrer ao Orçamento Participativo das escolas para conseguir fundos e colmatar as falhas apontadas. A nossa quarta opção são os apoios concedidos pelo IPDJ, através do RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Juvenil. Qualquer associação juvenil pode candidatar-se e é isso que a Associação de Estudantes da Escola da Sé pretende fazer. Há dois tipos de apoios disponíveis, o pontual e o anual. Pretendemos candidatar-nos ao apoio financeiro pontual para ser possível realizar estas duas medidas ambiciosas, mas completamente exequíveis.

P – Há obras a decorrer na Secundária da Sé. São trabalhos que afetam o dia a dia dos estudantes?
R – As obras estão a decorrer há alguns anos. Inicialmente era nos edifícios onde havia aulas e aí havia algum prejuízo do bom funcionamento das aulas. Atualmente está a ser construído um pavilhão ao lado do edifício onde há aulas, portanto não prejudica o bom funcionamento das aulas e da escola. Algo que agora está a acontecer e que, de certa forma, afeta o normal funcionamento da escola é que o novo mobiliário está a ficar empilhado pelos corredores. O problema surge, nomeadamente, quando se encomenda material a mais. A Secundária da Sé tem mesas e cadeiras empilhadas e não há espaço na escola para esse material. Não sei onde é que a Câmara Municipal pretende colocá-lo, mas na escola não deverá ser porque não há mais espaço. Até lá… vai ficar ali amontoado para depois se estragar e ir para o lixo daqui a uns anos – é algo que não devia acontecer.

P – No que toca aos alunos, há mais algum problema ou dificuldade sentida?
R – O principal problema na Escola da Sé é não existir um espaço para os alunos conviverem. No que diz respeito ao ambiente que se vive na escola é bastante saudável. Não há grandes casos de “bullying”, apesar de existirem, mas mesmo para essas poucas situações a Associação de Estudantes compromete-se a ajudar a combater para que a escola seja ainda mais segura. Contudo, não há problemas entre alunos, auxiliares e professores.

P – Houve 485 votos, a vossa lista conseguiu 275. O que é que os alunos esperam de vocês e o que é que a atual Associação de Estudantes pode garantir?
R – Os alunos esperam uma Associação de Estudantes ativa, que faça algo por eles, o que não tem vindo a acontecer nos últimos anos, em que a Associação de Estudantes tem existido apenas nos três dias de campanha que antecedem as eleições. Pretendem também a Associação de Estudantes cumpra as suas propostas e eu também espero cumprir as medidas que apresentámos para que tenhamos um ambiente ainda mais saudável, feliz e para que estes problemas sejam resolvidos.

__________________________________________________________________

TIAGO PIRES

Recém-eleito presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária da Sé (Guarda)

Idade: 15 anos

Naturalidade: Guarda

Currículo (resumido): Estudante de 10º ano do curso de Ciências Socioeconómcias na Escola Secundária da Sé

Livro preferido: “1984”, de George Orwel

Filme preferido: “Vingadores: Ultimato”, de Joe e Anthony Russo

Hobbies: Jogar badminton, ler, ver filmes e séries

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply