Cara a Cara

«Planear a restauração da saúde financeira da AAUBI está entre as maiores preocupações deste mandato»

Whatsapp Image 2023 12 26 At 17.12.00
Escrito por Efigénia Marques

P – Porque decidiu candidatar-se à presidência da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (UBI)?
R – Esta decisão surge do ano que passei enquanto tesoureiro adjunto da AAUBI. Essa função permitiu-me um contacto com a “casa azul”, conhecer a sua história e aquilo que realmente significa para os estudantes e todo o potencial que tem na sua representação. Compreendi que esses valores e a sua integridade estavam a ser postos em causa, pelo que a minha motivação surgiu de oferecer aos estudantes uma alternativa com vista a elevar a Associação Académica ao seu expoente máximo.

P – Foi eleito nas eleições realizadas no passado dia 18, estava à espera de ganhar? E contava com tanta mobilização dos estudantes?
R – Sendo que o ato eleitoral contou com duas listas candidatas, mantive sempre uma postura em que acreditava que a probabilidade de ganhar era 50-50, mas nunca perdi a confiança que o projeto que apresentávamos era sólido, credível e íntegro, e que os estudantes da UBI iam apostar nele. A mobilização foi algo que me espantou, principalmente tendo em conta que as eleições foram marcadas num dia em que muitos estudantes já tinham regressado às suas casas, mas isto só prova que eles acompanham a vida associativa e que se querem envolver na mesma.

P – Quanto à restante equipa que o acompanhará no mandato, quais foram os critérios de seleção dos seus elementos?
R – Quando iniciei a construção desta equipa quis sempre ter em conta o critério da integridade, do respeito e da experiência. E foi isso que fizemos, procurámos aliar pessoas já conhecidas da “casa azul”, que compreendam as necessidades da instituição AAUBI e que já tivessem dado provas do seu bom trabalho e compromisso para com a mesma. Também recrutámos membros de núcleos de estudantes e de núcleos culturais cuja capacidade de trabalho e impacto nos mesmos era uma excelente referência. Por último, incluímos pessoas que tivessem experiência profissional nas secções a que se candidataram, o que lhes permite também outro “know-how” na sua função.

P – Quais são as principais preocupações e que, consequentemente, irão ser os pontos de maior atuação?
R – As maiores preocupações ao iniciar o mandato serão principalmente organizar a casa. Há que planear a restauração da saúde financeira da AAUBI e fazer um esforço no sentido de rever as parcerias existentes e procurar novos parceiros. Além disso, uma das primeiras coisas que quero fazer assim que iniciar funções será reunir com todos os núcleos de estudantes e culturais, perceber as suas preocupações, como a Associação Académica os pode ajudar para que possam evoluir, e apostar numa forte capacitação dos mesmos, principalmente a nível da contabilidade, para que os relatórios possam ser devidamente apresentados, em cumprimento dos estatutos.

P – E quais são as principais ambições para esta fase que agora começa?
R – A principal é a de representar os estudantes. É estar ao seu lado, ouvir as suas preocupações, dar-lhes aquilo que precisam. Porque tudo o que a AAUBI deve fazer, seja a nível interno como externo, deve ser com o principal propósito de beneficiar os estudantes. Por isso, a principal ambição para este ano é proporcionar o melhor ano possível aos nossos estudantes e cuidar da “casa azul” para que possa produzir o melhor resultado possível para os mesmos.

P – Está a tirar um mestrado em Finanças e Contabilidade, como vai conciliar a vida associativa e académica?
R – Isso será, de facto um desafio, mas que terá que assentar numa boa gestão de tempo. O mestrado que frequento tem um caráter bastante flexível a nível de carga horária, o que permitirá um grande foco presencial na Associação Académica.

____________________________________________________________________

JOÃO NUNES

Recém-eleito presidente da direção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI)

Idade: 21 anos

Profissão: Estudante

Naturalidade: Fundão

Currículo (resumido): Tesoureiro e tesoureiro adjunto da AAUBI (01/2023-11/2023); Estagiário de Contabilidade na António Ezequiel LDA (03/2023-06/2023); Atleta no GDC Silvares (08/2022-Atual); Estagiário de Contabilidade na Soma & Deduz Contabilidade e Consultoria (07/2022-08/2022); Membro do Departamento Cultural e Social do UBIGEST – Núcleo de Estudantes de Gestão da Universidade da Beira Interior (2021-2022); Atleta no CA Fundão (2019-2020)

Livro preferido: “O ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago

Filme preferido: “Os Condenados de Shawshank”, de Frank Darabont

Hobbies: Jogar futebol e sair com os amigos

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply