P – Que balanço faz da sua prestação nos Jogos Olímpicos de Paris?
R – Acho que a minha prestação foi positiva, embora a classificação ficou muito aquém do que queria fazer, sendo que eu ambicionava ficar no top 40/30 da maratona.
P – Foi a sua melhor marca da temporada e é o segundo tempo mais rápido de um português numa maratona olímpica. Como se sente ao alcançar esta marca pessoal e no desporto português?
R – Fazer 2h13m nos Jogos Olímpicos é excelente e, de facto, sou uns dos atletas portugueses a correr mais rápido numa maratona olímpica, mas aqui a classificação é mais importante. O nível está muito alto e neste momento marcas acima de 2h10 já não garantem uma boa classificação. Então é continuar a trabalhar para daqui a quatro anos, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, conseguir estar mais à frente e ter um melhor resultado.
P – Quais foram as maiores dificuldades do percurso? Houve algo que não estava à espera?
R – O percurso era realmente muito duro, mas tinha-me preparado bem. Treinei o percurso umas duas vezes e conhecia bem as subidas mais duras. Havia uma rampa muito inclinada aos 29 quilómetros, mas o que não esperava era que praticamente todos os atletas se adaptaram bem ao percurso e fizeram uma corrida muito rápida. Esperava que muitos atletas cedessem um pouco na parte final da prova e isso não aconteceu. Estavam todos bem preparados para as dificuldades desta maratona olímpica.
P – E o futuro? Quais são os próximos objetivos de Samuel Barata?
R – Agora é tempo de recuperar e pensar noutra preparação para estar apto para realizar outra maratona. Já tenho coisas em mente, mas não vou divulgar por enquanto. Entretanto, tenho dois grandes objetivos em mente, que é bater o recorde nacional da maratona e depois estar presente no Mundial em Tóquio, em setembro de 2025. Esse é o meu foco nos próximos tempos.
P – O que fica desta experiência olímpica? Ultrapassou as expectativas do que seria vivenciar esta participação?
R – Estar presente nos Jogos Olímpicos foi uma grande experiência. É onde todos os melhores atletas do mundo, de diferentes modalidades, competem lado a lado. E estar presente significa que sou um dos melhores atletas do mundo e isso deixa-me muito orgulhoso. Trabalhei muito para chegar a este patamar e agora só tenho que continuar em frente para fazer um resultado melhor daqui a quatro anos, para orgulhar os portugueses e para orgulhar também todas as pessoas que estão mais próximas de mim.
________________________________________________________________________
SAMUEL BARATA
Maratonista que participou nos Jogos Olímpicos de Paris
Idade: 31 anos
Naturalidade: Bouça (Covilhã)
Profissão: Atleta profissional do Sport Lisboa e Benfica
Currículo (resumido): Licenciatura e Pós-graduação em Química (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa); Multicampeão nacional de 5.000 e 10.000 metros; Detentor dos recordes nacionais nas mesmas distâncias.
Livro preferido: Não tem
Filme preferido: “Interstellar”, de Christopher Nolan
Hobbies: Ouvir música, ver filmes e séries