Arquivo

Victor Pereira lidera lista do PS à Câmara da Covilhã

Presidente da concelhia socialista acredita na vitória nas próximas autárquicas

Victor Pereira, presidente da concelhia socialista da Covilhã e actual deputado na Assembleia da República, vai encabeçar a lista à Câmara da Covilhã nas autárquicas de Outubro.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, o advogado de 42 anos foi escolhido por unanimidade pela concelhia e é considerado como o «covilhanense mais bem posicionado para ganhar a Câmara» num estudo de opinião efectuado à população pelas estruturas nacionais do partido. Apesar de reconhecer que será «um combate duro e difícil», Victor Pereira mantém-se bastante confiante em conquistar a Câmara ao PSD e derrotar Carlos Pinto, no poder há oito anos. «Não ponho sequer a hipótese do PS perder estas eleições», afirmou, referindo-se à posição que o partido ocupa actualmente na Covilhã à luz dos resultados eleitorais das últimas legislativas e por ter «relações de amizade e de proximidade» com José Sócrates. «Estamos empenhados em aproveitar ao máximo, para benefício da Covilhã, as portas abertas no Terreiro do Paço», salientou. Além disso, o candidato socialista considera que o PSD está «nítida e notoriamente em fim de ciclo» ao apontar a necessidade de uma mudança para desenvolver a Covilhã e colocá-la no «mapa nacional».

Está por isso convicto da vitória do PS, «independentemente do candidato que o PSD apresentar» porque, garante, as pessoas exigem um «novo rumo» para o concelho, «algumas das quais estavam do outro lado da barricada», aponta. Para o socialista, «não se pode confundir desenvolvimento urbanístico com desenvolvimento económico, social e cultural», criticou, recordando que a Covilhã continua a perder população e a «ver aumentar» os níveis de pobreza, exclusão social e desemprego. «É absolutamente imperioso pôr fim a este ciclo em que a Covilhã e o concelho acabaram por estagnar, afogados num mar de dívidas», sustentou Victor Pereira, que deverá apresentar em breve a restante equipa que o acompanhará. «Será uma lista forte, coesa e experiente», prometeu, à qual caberá concretizar uma nova estratégia de desenvolvimento, até porque as «soluções e alternativas existem» para fazer face à dívida avassaladora de 91 milhões de euros da autarquia.

De resto, prometeu que, «se ganhar as eleições», assumirá «com muito prazer o cargo» e que suspenderá o mandato na Assembleia da República, cedendo o lugar a Jorge Seguro. «Não adoptarei, como outros, a dúplice e equívoca posição de presidente de Câmara/deputado ou deputado/presidente de Câmara com mandato suspenso», referiu, criticando claramente Carlos Pinto. Militante desde os 14 anos no PS da Covilhã, Victor Pereira exerce actualmente as funções de presidente da concelhia, cujo mandato apenas terminará em Janeiro do próximo ano, após as eleições Presidenciais.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply