Arquivo

Turistrela: A propaganda em exclusivo!

Na edição de 22 de Abril do corrente, um prestigiado semanário da n/ região – o “Jornal do Fundão” -, na sua última página, evidenciava a saída eminente de um suplemento sobre os projectos da TURISTRELA, S.A. bem como um exclusivo com os seus Administradores.

Eis-nos, passada uma semana a confirmar tal desiderato e, da observação do teor do suplemento e do texto da entrevista ficamos impressionados com a eloquência da mesma bem como, com a vasta lista de projectos da TURISTRELA, S.A.!

No entanto e, porque já estamos habituados (e fartos!) do discurso de pessoas que, procuram do alto da sua mediocridade fazerem alarde dos seus sucessos e projectos, numa manifestação psicológica denominada de “patologia do êxito”, não compreendemos não tenha o citado semanário constatado que a maior parte dos projectos evidenciados na tal brochura já tinham sido destacados no mesmo há dois anos atrás (também em exclusivo, na edição de 18 de Abril de 2003)!

Não compreendemos também porque não questionou o jornalista na mesma entrevista o incumprimento do Contrato – Programa assinado com o Governo Português em Novembro de 1998 (há 7 anos)? Estão lá previstos alguns dos projectos agora enunciados! Que deveriam estar prontos em 2004!

Não compreendemos também porque não questionou o jornalista, porque está a TURISTRELA a usufruir das rendas do Centro Comercial da Torre, sobretudo quando o Administrador da TURISTRELA diz textualmente “… aquilo não é nosso.”!

Saber-se-á por acaso que não basta olhar para ilustrações e fotomontagens. É oportuno sempre perguntar se as entidades competentes já aprovaram algumas daquelas “ideias”! ou então confirmar tal junto do Parque Natural da Serra da Estrela (a entrevista do seu Director ao Noticias da Covilhã em 01 de Abril é esclarecedora sobre o relacionamento com o Concessionário de 40.000 hectares na Serra da Estrela)!

Admirável na panóplia de projectos (onde está o cronograma e o calendário de realização?) a intenção de implantar o famigerado Casino junto ao Parque de Campismo das Penhas (Portugal no seu melhor, não?!). Da autoria da TURISTRELA, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, dizem os protagonistas!

Destacar também na citada entrevista um pretenso paralelismo da TURISTRELA com a capacidade de iniciativa do Sr. Presidente da Câmara da Covilhã é, no mínimo, extraordinário e corrobora o que atrás dissemos sobre os sintomas clínicos muito comuns aos do “Principio de Peter”.

Como estas e muitas outras questões foram em nosso entender manifestamente “salvaguardadas” no citado exclusivo, somos levados a pensar que o “jornal de causas e de investigação a que estávamos habituados se transformou num mero veículo de propaganda dos seus anunciantes!”. Ao omitirem o lançamento da primeira pedra do maior projecto turístico da Beira Interior, em Unhais da Serra na passada semana, reforçamos claramente essa nossa opinião.

Somos obrigados a reconhecer que o facto de, no citado semanário se ter alterado a estrutura accionista, tal tem levado a perturbações claras na linha editorial do semanário mais reconhecido na Beira Interior (ainda é?); claramente dirigido numa óptica mais mercantilista!

Já não percebemos porque se recusa o mesmo a organizar um debate claro e aberto com todos os actores económicos que investiram e investem na cordilheira da Serra da Estrela? Fica o desafio!

Luís Veiga

IMB HOTÉIS

P.S.: Queremos sublinhar ainda s/ o artigo acima, que o Director do semanário em questão se recusou a publicá-lo (…). Felizmente encontramos semanários isentos e interessados em debater esta questão. Aos mesmos os n/ agradecimentos.

Sobre o autor

Leave a Reply