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Uma estrutura em crescimento

Centro de Recursos

Como nos indica Alcina Correia, coordenadora do Centro de Recursos (CR), a frequência do CR é de cerca de 400 entradas por dia, números de um estudo feito ao longo do ano de 2007/08. Quanto à leitura de presença ela envolve 20% dos alunos da escola, segundo o estudo acima referido. Esta leitura é quase sempre leitura “técnica”, ou seja dicionários, enciclopédias, manuais ou auxiliares de ensino para preparação de trabalhos académicos. É predominante na altura de testes e entrega de trabalhos (por exemplo, meados do 1º e 2º períodos). Quanto ao empréstimo domiciliário, o número de alunos que o fazem atinge os 40% dos alunos da escola. Trata-se sobretudo de livros de leitura obrigatória no âmbito da Biblioteca de Turma (3º Ciclo) e da Oficina de Leitura (Secundário) e ainda no Plano Nacional de Leitura. A leitura espontânea é menos significativa. A frase típica aqui é “Precisava de ler um livro”. Quanto aos filmes, eles são mais requisitados no princípio do ano lectivo e sobretudo pelos alunos do 7º ano

Embora muitos alunos e professores não saibam, existe no CR um serviço de apoio ao aluno que está disponível durante 14 horas semanais. As horas de apoio ao aluno com professores de várias áreas têm sido pouco utilizadas. Este serviço pretende tirar dúvidas ou recuperar atrasos mas tem havido pouca procura já que funciona em tempo de aulas e talvez também por falta de informação. Seria bom que os professores dessem esta dica aos alunos e que se informassem das horas em que há professores de apoio.

Mas a animação de um Centro de Recursos não se faz somente pela rotina do dia-a-dia. Alcina Correia defende que a comunicação aqui é muito importante porque ela deve corresponder a uma motivação para utilizar mais serviços do CR: é o caso da página on-line, da Plataforma Moodle, do Boletim Informativo periódico com as novidades, dos desdobráveis e das exposições a propósito de autores e efemérides: centenários de autores, Dia da Poesia, Dia da Mulher, etc. Este esforço de comunicação pode ainda ser melhorado e despertar mais alunos para o saber e a informação. O importante é “nunca estarmos satisfeitos”.

O CR começa também a abrir-se a iniciativas dos alunos e das turmas que aqui começam a fazer exposições e a pedir colaboração para realização de colóquios e conferências nomeadamente no âmbito da Área de Projecto. Recentemente foi por exemplo a Exposição à volta da poesia de Pedro Renca e um colóquio com o autor (ver página 7). Mas outros se seguirão. Quanto a actividades entre CR e Departamentos, falta ainda “o espírito de trabalho e colaboração com o CR”, refere Alcina Correia, mas já tem havido iniciativas.

De referir que Alcina Correia exerce as funções de coordenadora do CR a tempo inteiro, beneficiando ainda do apoio de 3 professores (num total de 6 horas semanais) e dos professores de apoio que auxiliam quando não são procurados pelos alunos.

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