O Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica e o Atlético de Madrid são os cabeças-de-cartaz do IIIº Torneio Internacional de Futebol Juvenil, promovido pelo Núcleo Desportivo e Social (NDS) no Estádio Municipal da Guarda.
A competição, promovida em parceria com a autarquia, destina-se a atletas nascidos em 1989, no escalão de juniores A, e decorre entre amanhã e domingo, contando ainda com a participação das equipas do clube anfitrião, da Académica de Coimbra, Sporting Clube de Braga, Valladolid e Salamanca. A equipa minhota substitui a selecção do Estado de Pernambuco (Brasil) que desistiu nos últimos dias devido ao receio dos pais de alguns atletas após o recente acidente no aeroporto de Congonhas (S. Paulo). Com esta iniciativa, o NDS pretende assinalar os 25 anos do clube, dar preparação à equipa que vai disputar o Nacional de juniores na próxima época e proporcionar à população da região o contacto com equipas de topo a nível nacional e internacional. Vítor Santos, vereador do Desporto na Câmara da Guarda, considera que a autarquia «não podia alhear-se» da comemoração dos 25 anos do NDS, enaltecendo que este «grande torneio» vai contar com «as promessas de hoje e as confirmações do futuro».
Amanhã vão ser disputados jogos a partir das 18 horas, sendo que no sábado e domingo também haverá encontros pela manhã. A final está agendada para as 17 horas de domingo. Este é mais um evento que deverá atrair muito público à cidade, vaticina o vereador, esperando ter «entre duas a três mil pessoas durante os três dias» no estádio. «Qualquer equipa que venha do país vizinho traz sempre muita gente, para além de estarmos convencidos de uma grande moldura humana no Estádio Municipal», espera. O bilhete para os 12 jogos custa 10 euros.