Arquivo

Sócrates convidou Passos para vice-primeiro-ministro

José Sócrates confirma convite a Passos Coelho para Governo de unidade nacional ou coligação com PS, oferecendo-lhe o lugar de vice-primeiro-ministro.

José Sócrates convidou Pedro Passos Coelho para vice-primeiro-ministro, antes da votação do PEC IV.

Segundo adianta o “Público” de hoje, quando Sócrates ofereceu este lugar a Passos fê-lo sob a condição de não se candidatar nas eleições seguintes, que proporcionaram a subida ao poder do atual chefe de Governo.

Ângelo Correia confirma ao jornal que, nessa altura, Luís Amado lhe pediu para perceber se Passos Coelho apoiaria um Governo de unidade nacional ou uma coligação com PS. Depois deste contacto inicial, José Sócrates terá então conversado com Passos sobre o assunto.

Em entrevista hoje à Antena 1, José Sócrates explica que Passos Coelho recusou o convite, alegando que os extremos políticos ganhariam mais força.

«Naturalmente não estou a reproduzir as suas palavras, mas basicamente foi a ideia que ele era contra o bloco central e que isso faria subir os extremos», afirma José Sócrates, na entrevista ao canal público de rádio.

O ex-primeiro-ministro diz ter chamado a atenção para a importância daquela solução governativa, garantindo que os extremos políticos não saíram necessariamente reforçados.

«Ao que eu respondi várias vezes: olhe, eu acho que os extremos só subirão se os partidos que estão comprometidos com este regime democrático não se empenharem na resposta aos problemas nacionais que temos pela frente», explica Sócrates no desenvolvimento das suas declarações, que já tinha adiantado à TSF.

O ex-primeiro ministro socialista reafirma ainda que poderá regressar à política, tal como já tinha admitido na semana passada, em entrevista ao Expresso. «Estou a viver uma liberdade nova para mim, que me dá gosto. No curto prazo não tenho nenhum plano, nem nenhuma vontade, mas não quer dizer que não regresse», concluiu.

Sobre o autor

Leave a Reply