Arquivo

Região já se prepara para receber refugiados

O acolhimento de refugiados já está a ser preparado por todo o país. Na região, os municípios disponibilizam-se para acolher algumas das cerca de cinco mil pessoas. A SIC revelou que a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã dispõe de uma rede de apoio para receber dez famílias de refugiados, equivalente a cerca de 40 pessoas. A instituição serve mais de 1200 refeições por dia e afirma que a preparação de mais algumas dezenas é «irrelevante». Para além das refeições, a Santa Casa vai disponibilizar alojamento, roupa, mobiliário e apoio médico. A Casa de S. Vicente de Paulo é uma das habitações que se encontra vaga. O departamento de línguas da Universidade da Beira Interior já se mostrou também interessado em ajudar no processo de integração.

A casa paroquial de Vale de Estrela, Guarda, foi disponibilizada pelo pároco da aldeia para receber sírios ou outros povos que necessitem de ajuda.

Também os 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) estão disponíveis. A proposta de Álvaro Amaro, presidente da Câmara da Guarda, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Executivo da CIMBSE.

A comissão europeia definiu um limite, para Portugal, de cerca de 4800 refugiados, que serão acolhidos de norte a sul do país.

Sobre o autor

Leave a Reply