Arquivo

Primeira Feira Social em S. Miguel foi «um sucesso»

Durante três dias, milhares de pessoas passaram pelo Parque Urbano do Rio Diz

Foram três dias de uma iniciativa para todos os gostos. A freguesia de S. Miguel da Guarda organizou, entre sexta e domingo, uma Feira Social, em parceria com o Núcleo Desportivo e Social (NDS), o projecto “Tu decides” e a Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA).

O evento, que misturou música, cultura, animação infantil e desporto, decorreu no semi-coberto do Parque Urbano do Rio Diz, onde estiveram em exposição os estabelecimentos de ensino e as instituições de cariz social da freguesia. O dia de sexta-feira foi pensado, sobretudo, para as crianças dos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo de S. Miguel que participaram num desfile de marchas populares infantis, uma actividade que encerrou do ano lectivo. O sábado assumiu-se, por excelência, como o dia dedicado aos jovens. Uma tarde desportiva, uma conferência sobre o Ano Europeu do Diálogo Intercultural e um concerto com a Big Band, da Marinha Grande, foram alguns dos atractivos. Já o programa de domingo foi direccionado para os mais velhos, com a actuação do Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda e o desfile da marcha popular da Sequeira. Ao longo dos três dias, a iniciativa contou ainda com a participação das várias livrarias da cidade, que dinamizaram uma feira do livro. Segundo João Prata, presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel, foi um programa «variado» que permitiu «atrair alguns milhares de visitantes, não apenas da freguesia, e assegurar o sucesso da iniciativa».

Razões que motivam o autarca a querer repetir a organização do evento. «No entanto, não garanto que seja já para o ano, porque, do ponto de vista financeiro, é incomportável para a Junta e para o NDS», avisa. O apoio do NERGA «foi imprescindível», mas também será necessário o envolvimento de outras entidades, como a autarquia, «de forma a criar novas dinâmicas», considera João Prata. Até porque, cada vez mais, as Juntas de Freguesia terão de «se empenhar na promoção da componente sócio-comunitária, para além da componente física», sublinha o edil.

Sobre o autor

Leave a Reply