Arquivo

A Agência para a Promoção da Guarda em retrospectiva

Um ano após a criação da Agência para a Promoção da Guarda, no âmbito das Unidades de Acompanhamento e Coordenação, no projecto conjunto do IAPMEI, DGAE e CCP, é possível efectuar um balanço positivo das actividades já levadas a efeito.

A APGUR, ao longo deste tempo, conseguiu desenvolver diversas iniciativas no intuito da promoção, divulgação e animação do Centro Urbano da cidade da Guarda, para além de outras actividades que tiveram em vista o apoio directo ao comércio.

Neste último aspecto, saliente-se que a APGUR tem em desenvolvimento o apoio gratuito à implementação do sistema de HACCP e de Higiene e Segurança, a todos os estabelecimentos sedeados na zona de intervenção da Agência.

Em termos de promoção e divulgação foi referência a criação do jornal Centro Urbano e o programa semanal radiofónico com o mesmo nome, que integrou a grelha de programação da Rádio Altitude no final da manhã das quartas-feiras, com reedição aos domingos.

Estes meios tiveram por objectivo levar mais longe a imagem do Centro Histórico e criar meios de contacto mais directo entre o público em geral e a diversidade comercial e patrimonial que esta zona urbana oferece.

Foram também implantados os primeiros Outdoors alusivos ao Centro Urbano com referência à sua originalidade, diferenciação e identidade.

No tocante à animação, foram diversos os eventos que a APGUR efectuou ou a que se associou.

Desde logo a referência às Feiras de Antiguidades e Coleccionismo que vieram alterar o ritmo do Centro Histórico no primeiro domingo dos meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2007. Actividade que este ano teve já lugar e que irá repetir-se no primeiro domingo de cada mês, até Outubro.

Em 2008 e em parceria com a Câmara Municipal da Guarda e com o Clube Escape Livre, foi realizada a primeira prova de Downhill Urbano na cidade. Actividade desportiva intrinsecamente urbana e que para além da vivência que levou ao Centro Histórico, arrastou ainda concorrentes e espectadores de todo o país e que ficaram na cidade durante o fim-de-semana.

Também a comemoração do Carnaval que a Autarquia levou a efeito com muita vida e originalidade foi objecto de parceria por parte da Agência. A Morte do Galo é já cartaz nacional e além fronteiras pela forma diferente de viver o Carnaval.

Um destaque especial vai igualmente para todos os comerciantes que no Natal se associaram à APGUR, adquirindo um pinheiro, contribuindo deste modo para uma melhor vivência natalícia do Centro Histórico e para um melhor ambiente com a replantação dos mesmos no Pinhal do Torreão.

Estas foram algumas das muitas actividades que a APGUR desenvolveu neste primeiro ano de existência e que pela boa receptividade nos incentivam a continuar a trabalhar em prol do Centro Urbano.

Sobre o autor

Leave a Reply