Arquivo

Nuno Costa demite-se outra vez

Líder da “casa azul” alega «motivos de saúde»

Nuno Costa demitiu-se, no passado dia 22, dos comandos da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, alegando «motivos de saúde». Ao que tudo indica, a decisão estava a ser ponderada desde dia 20, altura em que o dirigente da “casa azul” se terá deslocado ao hospital. O stresse acumulado de um ano de trabalho à frente da massa estudantil da UBI é, aparentemente, a causa do abandono de Nuno Costa.

A noite de 22 de Junho adivinhava-se calma, no início de mais uma Assembleia Geral de Alunos, onde estavam presentes cerca de 50 estudantes. Da ordem de trabalhos constavam a apresentação e aprovação dos relatórios de contas referentes ao exercício económico de 2004 e a avaliação do primeiro semestre da actuação da direcção da AAUBI. A surpresa surgiu após a abertura do ponto “Outros Assuntos” da ordem de trabalhos, o momento escolhido por Nuno Costa para anunciar a sua demissão. Os restantes elementos da direcção da AAUBI demitiram-se a seguir por não se «sentirem capazes de prosseguir» o mandato para que foram eleitos em Dezembro de 2004. Segundo um ex-dirigente, foi formada de imediato uma comissão de gestão dado haver «problemas urgentes para resolver», cabendo-lhe ainda a coordenação dos destinos da “casa azul” até Novembro, altura em que será realizado um novo processo eleitoral. Esta comissão é constituída por elementos da mesa da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal e da direcção cessante. Para já, a Comissão garante, num Comunicado enviado à Imprensa, que assegurará todas as iniciativas já calendarizadas, nomeadamente a Recepção ao Caloiro e o Fórum Pedagogia de 2005. Confrontado por “O Interior”, Nuno Costa frisou que esta decisão nada tem a ver com os problemas financeiros que a AAUBI está a atravessar. «Os motivos são apenas de ordem pessoal. Preciso de descansar», disse. Recorde-se que a AAUBI tem actualmente um passivo de 110 mil euros.

Esta é a segunda vez que Nuno Costa se demite da liderança da Associação Académica da UBI. A primeira aconteceu a 30 de Novembro de 2004. Na altura, os motivos apresentados pelo dirigente prendiam-se com a necessidade provocar uma alteração no calendário eleitoral «por questões fiscais». O jovem dirigente regressou à AAUBI a 9 de Março deste ano, após um sufrágio marcado pela forte abstenção. A motivação da massa estudantil para os assuntos da academia foi, aliás, um dos principais problemas que se colocaram no caminho de Nuno Costa, a par das dificuldades financeiras que a associação tem vindo a enfrentar. Na altura, o dirigente acreditava que, havendo continuidade no trabalho, as contas da AAUBI estariam saldadas até Dezembro de 2006. No entanto, deixava já uma certeza: «Não tornarei a ser candidato à presidência da direcção», afirmou, acrescentando que os próximos tempos se avizinhavam «árduos e difíceis».

Sobre o autor

Leave a Reply