Arquivo

Música pimba como nunca ouviu

Bruno Nogueira e Manuela Azedo atuam no TMG com versões jazzísticas e pop de temas icónicos deste género musical

Amada por muitos e odiada por outros tantos, a música pimba anda nas bocas do mundo há décadas e merece agora um tributo especial no espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”, que está no TMG no sábado á noite. Em palco, o humorista Bruno Nogueira, que se assume um admirador «envergonhado» deste género musical, e Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, revisitam temas icónicos através de roupagens jazzísticas e pop.

Neste concerto de «desconstrução», como diz Bruno Nogueira, para quem o pimba é «unificador», o propósito é dar «outra vida a essas canções, juntando músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis». O resultado é pouco provável mas muito reconhecível. Sobre este espetáculo, o humorista reconhece que a música pimba une gerações e estratos sociais diferentes, mas constata que muito poucos destes ouvintes sabe pouco mais que o refrão. «É uma pena, porque o melhor raramente vem no refrão. A mim sempre me fascinou o universo pimba. Por inteiro, com as suas letras, músicas, roupas, coreografias, etc.», escreve Bruno Nogueira que, com Manuela Azevedo, vai dar voz a temas de Quim Barreiros, Ágata, Marante e Marco Paulo, entre muitos outros. Do repertório constam canções como “24 rosas”, “Azar na Praia”, “Garagem da Vizinha”, “Não és Homem para Mim”, “Vem devagar emigrante” ou mesmo “Porque não te Entalo o Nabo”, entre muitas outras que já todos trauteamos ou até dançamos num bailarico.

A dupla vai ser acompanhada por Filipe Melo (piano), Nuno Rafael (guitarra) e Nelson Cascais (contrabaixo). A partir de uma ideia original de Bruno Nogueira, “Deixem o Pimba em Paz” tem direção musical de Filipe Melo e Nuno Rafael.

Espetáculo “Deixem o Pimba em Paz” sobe ao palco no sábado à noite

Sobre o autor

Leave a Reply