Arquivo

Morreu jornalista Nuno Rocha

O jornalista e fundador do jornal Tempo faleceu aos 83 anos, de acordo com o Público. Nuno Rocha estava internado desde sexta-feira no Hospital de Cascais, na sequência de uma pneumonia. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de Nuno Rocha, «um nome incontornável na história do jornalismo português», com «um papel muito importante na construção de um país plural».

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, «Nuno Rocha deixa a sua marca na imprensa e, através dela, em particular do Tempo, perpetua a sua memória na sociedade portuguesa».

Nuno Rocha foi fundador do Tempo a 29 de maio de 1975, semanário que dirigiu durante 14 anos. Fundou também o Correio da Manhã em 1979, juntamente com Vítor Direito (primeiro diretor do matutino) e Carlos Barbosa (hoje presidente do Automóvel Club de Portugal).

O jornalista foi presidente da Associação de Jornalistas Europeus, dirigente do Sindicato Nacional dos Jornalistas e da Casa da Imprensa e foi galardoado em 2000 com o prémio “World Press Freedom Hero pelo IPI – International Press Institute”, por promover a liberdade de imprensa.

Nuno Rocha nasceu no Porto a 13 de fevereiro de 1933. Estreou-se no jornalismo desportivo, passando depois pelo O Primeiro de Janeiro, Diário Ilustrado, Diário de Lisboa (onde dirigiu as edições de domingo) e pelo Diário Popular.

Sobre o autor

Leave a Reply