Arquivo

Ministro alemão diz que Portugal pode precisar de novo resgate

Ministério das Finanças português garante, em comunicado, que «não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira».

Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, afirmou hoje que Portugal precisa de um novo programa de ajustamento. Mas pouco depois corrigiu o tiro: «Portugal tem de cumprir as regras ou corre o risco de precisar de um novo programa de ajuda», esclareceu noticia o site do “Diário Económico”.

Segundo as agências Reuters e Bloomberg, numa intervenção numa conferência em Berlim, o ministro alemão afirmou que Portugal poderá precisar de um novo resgate internacional, mas minutos depois tentou corrigir o tiro: «Portugal tem de cumprir as regras ou corre o risco de precisar de um novo programa de ajuda».

Questionado sobre se está preocupado com a situação do Deutsche Bank, Schäuble terá dito que está mais preocupado com Portugal. O país, diz o ministro alemão, «não quer um novo programa e não vai precisar dele» se cumprir as regras europeias que obrigam à consolidação orçamental e à redução do défice. E frisou que, para evitar o pior, Portugal tem de cumprir as regras.

As declarações do ministro das Finanças da Alemanha surgem numa altura em que se aguarda a decisão do Conselho Europeu sobre a eventual aplicação de sanções a Portugal e Espanha no âmbito do Procedimento por Défice Excessivo (PED) relativo a 2015. E em que as previsões económicas do Governo para este ano estão a ser postas em causa, com sucessivas revisões em baixa das estimativas de crescimento, por parte do Banco de Portugal e de outras entidades.

O Ministério das Finanças português já reagiu e, em comunicado, garante que «não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira» a Portugal. «O governo continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos», lê-se ainda.

Sobre o autor

Leave a Reply