Arquivo

Interesse dos agentes económicos cresce de ano para ano

«O certame desta edição ficou vendido bastante cedo», afirma secretário-geral da AENEBEIRA

À semelhança dos anos anteriores, o recinto da Feira de São Bartolomeu apresenta um total de 32 mil metros quadrados, dos quais 1.750 são cobertos, a funcionar no Pavilhão Multiusos. Nesta edição há mais de 160 expositores, distribuídos por cerca de 250 locais/stands de exposição.

Entre amanhã e dia 21, estarão patentes representantes de actividades económicas diversas, como mobiliário, materiais de construção, serviços informáticos, indústria agro-alimentar, maquinaria agrícola e industrial e sector automóvel, entre outras. No recinto da feira encontram-se ainda mais de três dezenas de operadores de restauração, como tasquinhas típicas, pavilhões de farturas e bares, além das habituais e inúmeras diversões. O espaço dispõe ainda de uma praça de espectáculos com um palco de 180 metros quadrados, equipado com duas telas de projecção colocadas lateralmente. É um facto incontestável que a Feira de São Bartolomeu tem suscitado cada vez maior procura entre os agentes económicos da região e do país. Ao longo dos últimos anos, a tendência tem sido quase sempre a de um aumento do número de stands e expositores presentes. Em 1999, entre os espaços para as Feiras de Actividades Económicas e Artesanato, contaram-se 90 expositores divididos por 141 stands, contra 101 e 158, respectivamente, no ano seguinte. Já em 2001, o certame da “cidade de Bandarra” acolheu 94 expositores distribuídos por 136 stands, enquanto que em 2002, participaram 100 expositores em 158 stands.

Em 2003 houve 96 expositores e 156 stands. Já em 2004, o certame contou com cerca de 160 expositores, distribuídos por cerca de 230 stands de exposição, representando áreas como a maquinaria agrícola e industrial, artesanato, indústria agro-alimentar, entre outras. Estiveram ainda presentes cerca de 30 tasquinhas típicas, barracas de farturas e restaurantes, num evento que atraiu cerca de 100 mil visitantes. Em 2005, a Feira de São Bartolomeu contou com os mesmos cerca de 160 expositores, distribuídos por 230 stands de exposição, tendo estado presentes perto de 35 operadores de restauração, num evento que teve mais de 150 mil visitantes. O número de agentes económicos da edição transacta não sofreu grande alteração, mas registou-se uma quebra no número de visitantes consequência do mau tempo que afectou vários dias do evento. Desta vez, a feira vai contar com cerca de 160 expositores e 250 stands, e haverá, junto às tasquinhas típicas, restaurantes de várias localidades do país que servirão especialidades como a posta mirandesa, a posta maronesa (Vila Real), o “Académico” (Trás-os-Montes) e o leitão da Bairrada. Segundo Rogério Tenreiro, da AENEBEIRA, «a feira ficou vendida bastante cedo, pelo que, este ano, houve mais procura para o Pavilhão Multiusos e para os lotes destinados às máquinas agrícolas do que no ano passado», o que obrigou a organização «a recusar uma entidade e improvisar alguns espaços».

Sobre o autor

Leave a Reply