A Guarda vai ser promovida num autocarro panorâmico em Aveiro. A autarquia arrancou, ontem, com mais uma campanha promocional da cidade mais alta, sendo que desta vez as acções de promoção irão desenrolar-se ao longo da costa aveirense.
A partir deste mês, D. Sancho I, fundador da cidade a 27 de Novembro de 1199, e Maria de Paes Ribeiro, a famosa “Ribeirinha” por quem o segundo rei de Portugal se enamorou e à qual dedicou a prosa trovadoresca “Muito me tarda o meu amigo na Guarda”, promovem a cidade num autocarro da Auto-Viação Aveirense, do grupo Joalto, que liga a cidade de Aveiro à zona das praias. Trata-se de um veículo panorâmico, decorado com as imagens estilizadas das duas míticas personagens da Guarda e as frases promocionais “O ponto alto das suas férias” e “O ponto alto da sua visita”. O design da iniciativa segue a mesma linha dos copos, “t-shirts” e pacotes de açúcar. «O desenho foi aproveitado para toda a campanha e fará parte também das próximas iniciativas», sublinha Lurdes Saavedra, vereadora com o pelouro do Turismo na autarquia. Este projecto irá decorrer ao longo dos meses de Agosto e Setembro e «se o tempo ajudar», poderá vir a prolongar-se, adianta, esperando que a iniciativa possa atrair mais turistas à Guarda. «Esperamos que as pessoas achem os desenhos divertidos, que olhem e reparem que se referem à cidade da Guarda, ao ponto alto das suas férias ou da sua visita, e simultaneamente desperte a sua curiosidade e venham até cá», afirma a vereadora.
A campanha, que foi iniciada ontem, está orçada em cerca de 3.700 euros. No final do ano a autarquia pretende lançar uma nova iniciativa, em que serão aplicadas as mesmas imagens estilizadas nos toldos dos reboques da empresa de transportes Joalcargo com destinos europeus. No entanto, Lurdes Saavedra admite que a estratégia ainda tem de ser analisada. Em 2006, segundo os registos no posto de turismo municipal, a Guarda foi visitada por 14.347 turistas, mais 2.969 pessoas que no ano anterior. Os visitantes portugueses destacam-se, à frente dos espanhóis, franceses, ingleses e italianos.