Arquivo

Docentes e alunos da UBI abrem Centro Clínico de Ciências da Visão

Covilhã

É hoje inaugurado o Centro Clínico de Ciências da Visão nas instalações da fábrica do Moço, junto ao polo I da UBI. O projeto resulta de uma ideia dos docentes de Optometria da universidade e foi financiado em 400 mil euros pelo programa Mais Centro, disponibilizando à comunidade um conjunto de serviços e exames complementares.

«A possibilidade de realizar exames complementares de diagnóstico é um dos fatores diferenciadores do centro, prestando assim à comunidade não só a consulta, mas também outros exames, aos quais os utentes da região têm dificuldade de acesso», adianta o diretor da unidade Francisco Ferreira. Segundo o responsável, o centro, que está registado na Entidade Reguladora da Saúde, não se sobrepõe ao mercado, uma vez que apenas disponibilizará serviços e encaminhará devidamente o paciente quando for necessário. No entanto, os utentes terão que pagar um valor «simbólico» para tornar o projeto autossustentável. No centro vai trabalhar uma equipa de seis elementos, três dos quais estagiários de mestrado de Optometria, mas todos os alunos do curso de Ciências da Visão poderão passar por este serviço, que assume assim uma vertente pedagógica.

«Todos os alunos virão à clínica com funções diferentes. Por exemplo, os estudantes do 3º ano da licenciatura vão passar por aqui no segundo semestre para assistirem a consultas e, pontualmente, fazer um ou outro exame. Já os alunos de mestrado terão trabalhos e projetos», acrescenta Francisco Ferreira. Apesar da inauguração oficial acontecer hoje, o centro clínico já tem a agenda preenchida até final de fevereiro, fruto de um rastreio realizado em parceria com as escolas. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, mediante marcação.

Sobre o autor

Leave a Reply