Arquivo

Comissão de Utentes quer fim da cobrança nas autoestradas sem alternativa

Portagens

A Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A23 e A24 quer que os partidos representados na Assembleia da República acabem com o pagamento de portagens nas autoestradas sem alternativa.

«Esta matéria pode ser resolvida e decidida pela Assembleia da República», disse esta semana o porta-voz da comissão, Francisco Almeida, lembrando que a sua composição não será a mesma tendo em conta os resultados das últimas legislativas. O dirigente anunciou que a comissão vai apelar aos partidos para tomarem «alguma iniciativa» para acabar com as portagens: «Depois veremos qual é a sua posição, nomeadamente daqueles partidos que fizeram declarações sobre as portagens no período de pré-campanha eleitoral», sublinhou. A 18 de setembro, na Guarda, o presidente do PSD Pedro Passos Coelho admitiu que existem condições para aplicar uma «discriminação positiva» nas portagens das autoestradas do interior e do Algarve. Dois dias depois, na Covilhã, o secretário-geral do PS António Costa prometeu uma reavaliação das obrigações do Estado nas portagens no interior, zonas fronteiriças e de afluxo turístico para «melhores condições de acessibilidade».

Francisco Almeida lembrou que a Comissão de Utentes «não reclama uma discriminação positiva para quem vive e trabalha» nestas regiões, nem «qualquer processo de isenção como já houve há uns anos». O que se pretende é que «se acabe com as portagens nas regiões em que estas autoestradas não têm alternativa», especificou o porta-voz do movimento.

Sobre o autor

Leave a Reply