Arquivo

Coligação elege mais três deputados

Dos quatro mandatos que ainda estavam por atribuir, pertencentes aos círculos da Europa e fora da Europa, três foram atribuídos à coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) e o PS conquistou apenas um.

Os dados ainda são provisórios, mas o Ministério da Administração Interna (MAI), avança com 43,95 por cento dos votos para a coligação, o que permite aos deputados José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa serem eleitos. O PS, com 20,01 por cento dos votos, elege Paulo Pisco.

O partido Nós, Cidadãos! foi o terceiro mais votado, com 9,58% dos votos, tendo Mendo Henriques, responsável partidário, indicado que o Movimento vai impugnar os resultados por “diversas perturbações no processo eleitoral”, nomeadamente na contagem dos votos.

A coligação Portugal à Frente (PàF) e o PS partilham os dois deputados atribuídos pelo círculo da Europa, mas a lista conjunta PSD/CDS foi a mais votada, alcançando o melhor resultado desde 1991.

Para as eleições legislativas, ao contrário das presidenciais e europeias, o voto é feito via correspondência, sendo aceites os boletins de voto que chegarem até ao dia de hoje e que tenham o selo postal de, no máximo, 4 de outubro.

Os dois círculos da emigração atribuem quatro deputados, dois por cada círculo. Nas legislativas de 2011, o PSD conseguiu os dois mandatos fora da Europa e um da Europa e o PS o outro mandato da Europa.

Sobre o autor

Leave a Reply