Arquivo

Cine ‘Eco promove “Corredor Verde”

Festival senense programou actividades paralelas para estar mais próximo da comunidade

A realização de um cordão humano entre a Casa Municipal da Cultura e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) é uma das actividades paralelas previstas na edição deste ano do Cine’Eco, que vai decorrer em Seia de 18 a 25 de Outubro.

Este “Corredor Verde” está agendado para dia 22 e deverá envolver mais de mil entre os dois locais onde decorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente. Com esta iniciativa, que terá muitos efeitos coreográficos, a organização pretende «dar visibilidade» ao Cine’Eco e ao CISE. Entretanto, no primeiro fim-de-semana de Outubro, realiza-se o “workshop” “Filmar o Ambiente”. Orientada por Frederico Corado, esta formação resultará na realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela. Mas os promotores têm mais actividades na manga para aproximar o certame da comunidade. O festival propriamente dito arranca (dia 18) com um concerto de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble na Casa Municipal da Cultura, um palco onde também vai actuar Viviane (ex-“Entre Aspas”) na cerimónia de encerramento.

Já a Funfarra andará pelas ruas da cidade na tarde de dia 18 e na manhã de 22 de Outubro, dia de feira em Seia. No dia 19 será apresentado o livro de Denise Godoy, “Língua Travada”, e no dia 24 será exibido extra-concurso o documentário “Para além do Fogo” de Francisco Manso. Após a projecção realiza-se um debate com Francisco Rego, coordenador europeu do programa “Fire Paradoxe”. A sessão é dirigida a escolas, corporações de bombeiros e responsáveis do Parque Natural da Serra da Estrela. Para 25 de Outubro está programada uma conferência sobre “Territórios de baixa densidade” no auditório do CISE, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia. Os concursos escolar, designado “Pensar o centro urbano da tua cidade”, e de montras são outras das actividades paralelas previstas.

Sobre o autor

Leave a Reply