A Garantia Jovem, uma iniciativa a nível europeu que apareceu como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens, tem como objetivo dar aos jovens uma oportunidade para apostar nas suas qualificações e também para estar em contacto com o mercado de trabalho.
Através de um registo acessível no portal da Garantia Jovem – www.garantiajovem.pt, os jovens podem encontrar uma proposta de trabalho, realizar um estágio ou ter a oportunidade de mostrar as suas competências e que carreiras profissionais desejam seguir.
Este projeto tem três grandes objetivos, sendo eles: aumentar as qualificações de jovens (através da continuação dos estudos, de formações profissionais e também de estágios), ajudar na transição para o mercado de trabalho e diminuir o desemprego jovem.
Desta forma, e com o objetivo de inspirar outros jovens, a Garantia Jovem apresenta dois casos de sucesso do programa: a Sandrina Samagaio e o André Pinto. A Sandrina, de 24 anos, tinha concluída uma licenciatura em Engenharia do Ambiente quando se inscreveu no programa Garantia Jovem. Tinha como objetivo encontrar um estágio que lhe desse acesso ao mercado de trabalho e que lhe permitisse adquirir competências. Sandrina Samagaio afirma que «a experiência adquirida durante o estágio foi bastante enriquecedora no sentido em que me proporcionou um contacto direto com várias áreas relacionadas com a minha formação».
Após o período de estágio, de um ano, tornou-se colaboradora efetiva e encontra-se atualmente ainda a trabalhar na mesma empresa que a acolheu.
André Pinto estava num emprego onde não se sentia realizado. Quis mudar de vida e procurar uma oportunidade na área que mais gosta e na qual tem formação: a área da Informática. Após o seu registo no portal, o jovem de 25 anos foi contactado por uma empresa onde está a trabalhar há quase dois anos. André Pinto assegura que «a experiência não podia ter sido mais positiva, ao fim de oito meses de estágio acabei por ser contratado».
Tal como o caso destes dois jovens, existem muitos mais casos de sucesso do programa. Esta iniciativa destina-se a todos os jovens até aos 29 anos que não se encontrem a trabalhar, a estudar ou em formação e estágio.
* Texto da responsabilidade da Representação da Comissão Europeia em Portugal