Arquivo

“A segurança dos nossos bebés”

Prevenir acidentes domésticos envolvendo bebés

Os traumatismos e as lesões são a principal causa de morte das crianças e dos adolescentes entre os 0 e os 19 anos, em Portugal. Quando comparado com os 24 países que participaram nos Relatórios de Segurança Infantil 2009, Portugal ocupa o 18º lugar quanto às taxas de mortalidade por traumatismos e lesões tanto em rapazes como em raparigas, tendo em conta o ano mais recente para o qual há dados disponíveis.Os traumatismos e lesões continuam a ser responsáveis por mais de 25% do total de mortes de crianças e de adolescentes, o que é superior a todas as outras causas de morte quando consideradas no seu todo. (EuropeanChildSafetyAlliance, 2009)

Segundo a APSI (2005), a cada dia 2 crianças são vítimas mortais de acidentes e 10 crianças ficam com incapacidades para sempre.

Os pais devem ter determinados cuidados no dia-a-dia com os seus filhos. Cuidados esses que podem estar relacionados com potenciais quedas e para isso devem: nunca deixar o bebé ou a criança sozinha em cima de uma cama, bancada ou móvel onde muda as fraldas e a roupa; nunca usar andarilhos. Representam vários perigos e não ajudam a criança a andar! Podem até atrasar o seu desenvolvimento. Devem Usar cama de grades, pois evitam que o bebé ou a criança caia da cama, a cama do bebé deve obedecer às normas de segurança da CE. Deve ter no mínimo 60 cm de altura e 6,5 cm entre as barras. Dentro do berço deite o bebé em decúbito dorsal e retire todas as almofadas ou brinquedos, para evitar o risco de asfixia e morte súbita.

Durante o banho também deve ter certos cuidados, como: Nunca deixar o seu filho sozinho na banheira, seja qual for a circunstância. Mesmo que a quantidade de água seja muito pequena. Uns segundos bastam para que se afogue; Verifique a temperatura da água com um termómetro ou com o seu cotovelo, para evitar queimar a criança se a água estiver demasiado quente.

Os brinquedos também são propícios a acidentes e por isso os papás deverão escolher brinquedos laváveis e suficientemente grandes para não poderem ser engolidos e suficientemente resistentes para não lascarem ou partirem; os brinquedos não devem ter arestas ou ser pontiagudos.

Outro acidente comum com os bebés são as queimaduras, evite estar com o bebé ao colo enquanto cozinha; o biberão aquecido no micro-ondas deve ser destapado e a temperatura deve verificar-se após agitar e antes de dar ao bebé; Não beba líquidos quentes com o seu filho ao colo. Mantenha os líquidos quentes (café, chá, etc.) fora do alcance dele.

É importante não deixar o bebé mexer em sacos plásticos, fios de telefone soltos, almofadas e travesseiros altos e fofos podem asfixiar ou estrangular; não ponha cordões à volta do pescoço da criança para segurar as chupetas.

Outras das maiores causas de acidentes com os bebés são os Acidentes Rodoviários pois estes constituem uma das principais causas de morbilidade e mortalidade infantil.

Transporte sempre as crianças num sistema de retenção devidamente homologado e adequado ao seu tamanho e peso.

Transportar uma criança num automóvel sem o respectivo sistema de retenção é um comportamento irresponsável que, em caso de acidente ou travagem brusca, pode ter consequências fatais.

É também uma contra-ordenação grave punida por lei com coima e sanção acessória de inibição de conduzir.

Lembre-se, mais uma vez, que uma colisão a 50 Km/h, se a criança não for transportada em sistema de retenção apropriado, pode equivaler a uma queda de um terceiro andar.

BIBLIOGRAFIA:

DECRETO-LEI nº 44/05. «D.R. Série A». 1601 (05-02-23) 1554-1623.

INE, 1998 e DEPS, 1998 – Nascimento, 2005. Disponível em WWW:URL:http:www.apsi.org.pt.

PORTUGAL. APSI – Vale a Pena Crescer em Segurança. Lisboa, 2004 Disponível em WWW:<URL:http://www.apsi.org.pt>.

PORTUGAL. Prevenção Rodoviária Portuguesa – Crianças e Jovens: Andar a pé. Lisboa. 2004. Disponível em WWW:<URL:http//www.prp.pt>.

Por: Sofia Lemos *

* Enfª Especialista em Saúde Materna e Obstétrica nos HUC

Sobre o autor

Leave a Reply