Arquivo

Chuva de prémios para jovens intérpretes

Concursos internacionais juvenis de piano e guitarra terminaram no Fundão

Fábio Martino foi um dos grandes vencedores do VI Concurso Internacional Juvenil de Piano, ao arrebatar o primeiro prémio no quinto nível de dificuldade, no valor de 700 euros. O jovem, de 18 anos, conquistou ainda o Prémio Revelação do nível juvenil no concurso promovido pela Academia de Música e Dança do Fundão, que terminou no passado domingo.

Ainda nesta categoria Juvenil C, Evelina Chemomor e Irina Mamrici ganharam, ex-aequo, o segundo prémio, no valor de 500 euros, enquanto Tiago Mileu obteve uma menção honrosa. Na categoria Infantil A, até aos 8 anos, o júri decidiu não atribuir o primeiro prémio, mas apenas um segundo lugar ex-aequo a Leonor Mendes e Noélia Perianes, ficando Alina Taraban na terceira posição. Já Natália Perianes e Pedro Medeiros foram distinguidos com menções honrosas. No nível Infantil B, até aos 10 anos, o primeiro prémio de 300 euros foi conquistado por Isabel Carvão, enquanto o segundo e terceiro lugares, respectivamente, foram para Rafael Kyrychenco e Anastasya Liberchuck. André Martins e Victor Pavtchinoki receberam menções honrosas. Na categoria Juvenil A, até aos 12 anos, Pedro Figueiredo ganhou o primeiro lugar, além de ter sido considerado o melhor intérprete das composições de Luiz Costa. Maria Francisca Correia e Miguel Carvão ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Já no quarto nível, o Juvenil B, até aos 15 anos, o primeiro lugar foi atribuído a Emília Gurenko, seguida de Cândido Fernandes e Philippe Marques, ex-aequo, na terceira posição. O segundo lugar não foi atribuído. As menções honrosas foram para Cristiana Silva e Yulia Seliverstova, enquanto Saúl Picado foi considerado o melhor candidato da Beira Baixa. No Concurso Internacional Juvenil de Guitarra, promovido também pela Academia de Música e Dança fundanense para jovens até aos 17 anos, o grande vencedor foi Nuno Miguel Pinto, que arrebatou o primeiro prémio, de 300 euros, no quinto nível de participação e, por isso, o mais difícil. O segundo lugar foi para Carlos Rojas. No primeiro nível, para concorrentes até aos 9 anos, Tiago Torres e João Silva ganharam ex-aequo o primeiro lugar, tendo sido segundos, também ex-aequo, Micaela Rocha e Sofia Torres. No segundo nível (10 e 11 anos), sobressaíram Gustavo Marques e David Ramalho, que venceram ex-aequo, seguidos, também ex-aequo, por João Fernandes e Miguel Matos. No terceiro nível, o primeiro lugar foi para José Coimbra, antes de João Raposo. Francisco Franco e Nuno Pinto foram os vencedores do quarto nível, em primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Sobre o autor

Leave a Reply