Um homem de 33 anos morreu no Hospital Sousa Martins, na Guarda, vítima de Covid-19. É a vítima mais nova registada na área da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda desde o início da pandemia.
Segundo fonte hospitalar, o óbito aconteceu na passada quarta-feira. O falecido estava institucionalizado na Associação Sócio Terapêutica de Almeida (ASTA), sediada na localidade de Cabreira do Côa. No mesmo dia morreu outro utente, de 55 anos, daquela instituição que acolhe pessoas com deficiência intelectual e multideficiência.
Ambos faleceram depois de tomarem a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Segundo fonte do Hospital da Guarda, o utente de 33 anos foi vacinado no dia 21 de janeiro e «começou a ter sintomas no dia seguinte. Teve teste PCR positivo, o que quer dizer que estava infetado quando fez a vacina».
A mesma fonte hospitalar acrescentou que este tipo de situações «tem acontecido» e que o doente sofria de «sobreinfeção respiratória», que «evoluiu independentemente» da vacina.