Estudantes brasileiros da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã estão indignados por não serem abrangidos pela redução de propinas recentemente anunciada pela instituição. Em declarações a O INTERIOR os alunos afirmam que existe uma «diferença gritante» nos valores de propinas pagos pelos estudantes internacionais quando comparado com o valor cobrado a estudantes portugueses.
De acordo com o site da UBI, o valor atual das propinas do primeiro ciclo (licenciatura) e mestrado integrado é de 871,52 euros anuais para estudantes nacionais e de 5 mil euros anuais para alunos internacionais. Os países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) – onde se inclui o Brasil – beneficiam de um desconto de 40%, ou seja, pagam 3 mil euros por ano.
A instituição anunciou a redução do valor da propina paga por estudantes portugueses – que segue a linha dos valores definidos em Orçamento de Estado 2020 – para 697 euros anuais, contudo não estão previstas alterações ao valor da propina paga pelos estudantes internacionais, segundo fonte da UBI.
Os alunos brasileiros, que afirmam já ter tentado colocar o problema à instituição sem ter obtido resposta, estão agora a mobilizar-se para uma manifestação na Covilhã, com data a anunciar.
Saiba mais na próxima edição em papel de O INTERIOR.