A Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, em colaboração com a Plataforma de Ciência Aberta, está a produzir viseiras de proteção para profissionais de saúde, para combate à pandemia da covid-19.
A autarquia divulgou em comunicado que as viseiras estão a ser concebidas localmente num projeto que foi criado em cooperação com a Universidade de Leiden, na Holanda e a colaboração da Plataforma Ciência Aberta e serão “posteriormente entregues aos profissionais de saúde do território”. Segundo o município a entrega será feita, inicialmente, a lares de idosos do concelho.
No contexto da pandemia do Covi-19, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo também adquiriu 250 viseiras de proteção para as «instituições em serviço de emergência», segundo o mesmo comunicado. E prorrogou os prazos de pagamento da água por tempo indeterminado, garantindo à população o «não corte e sem penalizações adicionais». O município garante ainda o pagamento «a todos os fornecedores do município, como forma de apoio à manutenção dos seus postos de trabalho».
A autarquia presidida por Paulo Langrouva preocupada com a economia, criou uma equipa de técnicos municipais «que compila toda a legislação de apoios governamentais, para posterior apoio aos empresários locais na submissão de candidaturas». Segundo o autarca, o município de Figueira de Castelo Rodrigo «tem procurado sistematicamente soluções, não só no campo da ajuda e prevenção da pandemia, mas, também, a pensar no bem-estar e saúde de todos os seus munícipes, aconselhando ao cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde».