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Ciclo “Filmes e Teatro” na Mediateca

Festival Internacional de Teatro da Guarda muda de cena

Ido o teatro, é tempo do cinema ocupar a cena no Festival Internacional de Teatro da Guarda com o ciclo “Filmes e Teatro”, em exibição na Mediateca VIII Centenário a partir de segunda-feira. A iniciativa pretende mostrar a diversidade estética da relação entre o teatro e o cinema, exibindo quatro filmes muito distintos entre si, mas que têm na inigualável qualidade artística e na relação, de um modo ou de outro, com o universo teatral dois elementos congregadores. “A Palavra” (1955), do dinamarquês Carl Theodor Dreyer, inaugura este ciclo.

A relação de cumplicidade e influência entre as duas artes remonta aos primórdios do cinema, quando o teatro serviu de referência para os primeiros passos das imagens em movimento. Muitos dos filmes primordiais procuraram inspiração nos modelos teatrais, na linguagem narrativa, na forma de interpretação dos actores, na construção dos cenários e adereços e na adaptação de obras teatrais filmadas. Mas esta dependência foi-se perdendo com a evolução da técnica e da estética cinematográficas, que geraram a autonomia estilística da sétima arte. Existem numerosos casos de filmes baseados em peças de teatro, assim como filmes que parecem ser, deliberadamente, “teatro filmado” – sem por isso deixarem de ser cinema. Estas afinidades entre o teatro e o cinema, entre realizadores e dramaturgos, deram múltiplos frutos que enriqueceram ambas as artes. Há realizadores que encenaram peças de teatro (David Mamet ou Sam Mendes) e dramaturgos que trabalharam muito com o cinema, assim como houve (e há) cineastas que se baseiam quase exclusivamente em peças de teatro para a realização dos seus filmes, como é o caso de Carl Dreyer. Este ciclo revela alguns desses contributos, tendo ainda programado “Gata em Telhado de Zinco Quente” (1958), de Richard Brooks (dia 7), “Ser ou Não Ser” (1942), de Ernst Lubitsch (dia 8), “Teatro de Sonhos” e “Se Podes Olhar, vê, se Podes ver, Repara” (2001), de Rui Simões, (12). Todas as sessões têm entrada livre.

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