Arquivo

Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior dá os primeiros passos

Fundão

O Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior é inaugurado amanhã na Soalheira (Fundão) resultando de uma parceria da autarquia com o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O campo experimental, a primeira infraestrutura deste projeto, situa-se no parque industrial Gardunha Sul e é complementado com laboratórios de investigação, num investimento de cerca de três milhões de euros. Segundo os promotores, este é «o núcleo de desenvolvimento» de todo o empreendimento que incluirá, numa segunda fase orçada em mais de 2 milhões de euros, um edifício dedicado ao Centro e ao desenvolvimento de uma Incubadora e Aceleradora de Biofábricas. O Centro é «uma aposta clara e inequívoca na economia do conhecimento feita à medida das especificidades e potencialidades da região» e vai colocar o Fundão «na vanguarda do sector a nível europeu», sendo um polo de conhecimento e rentabilização da investigação na área da biotecnologia, associada à fileira agrícola, florestal, das plantas aromáticas e medicinais.

São parceiros do Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior instituições portuguesas e da região de Campinas (Brasil), nomeadamente a CIATEC (Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas), a Associação Brasileira de Biofábricas de Plantas e a CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Sobre o autor

Leave a Reply