Foi inaugurada na segunda-feira a beneficiação da “estrada do Barracão”, uma empreitada adjudicada há sete meses pela Câmara da Guarda à empresa Biosfera, do grupo Baraças.
Os trabalhos no Caminho Municipal 1.166, a designação administrativa desta via entre a cidade e aquela localidade, consistiram no alargamento da estrada numa extensão de 1.500 metros, entre a rotunda do Intermarché e a ponte sobre o Noéme, que foi construída de novo. A faixa de rodagem tem sete metros, mais bermas. Com um custo inicial de 253 mil euros mais IVA, a empreitada tinha um prazo de execução de 150 dias. Na cerimónia, Álvaro Amaro anunciou que a obra ainda não obteve apoios dos fundos comunitários, mas acrescentou que espera conseguir 85 por cento desse valor. «Arriscámos gastar esse dinheiro sem ter a certeza de receber verbas comunitárias, mas fazendo e pagando ao palmo o que foi feito», disse o edil.
Jacinto Dias, presidente da Junta de Freguesia de Panoias, recordou que a obra «entrou no Plano e Orçamento da Câmara da Guarda em 1994, mas os anteriores executivos nunca a quiseram fazer». Já com Álvaro Amaro veio «uma nova forma de fazer política», pois o presidente «nunca prometeu esta obra em campanha e, depois de eleito, fê-la em seis meses», disse o autarca, anunciando que «daqui por algum tempo», a obra estará terminada até à estrada nacional desde a ponte do Noéme.