Arquivo

IMAGO recorda David Lynch e Andy Warhol

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem é dedicado este ano ao digital

“Fotografia e Cinema – Da Película ao HD” é o tema central da oitava edição do IMAGO. Agendado para final de Setembro, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem vai tomar conta da Moagem, no Fundão, durante uma semana. Entre os destaques deste ano, a mostra evoca a obra germinal de David Lynch na secção “Early Years”, dedicada aos filmes realizados até aos 35 anos por cineastas hoje consagrados.

Segundo a organização, a Cooperativa Cinema Jovem, esta retrospectiva tem «ainda mais importância num ano em que o realizador norte-americano revelará o seu último projecto totalmente produzido em formato digital, o “Inland Empire”». Mas na Moagem serão exibidos alguns dos seus primeiros trabalhos, como “Six Figures Getting Sick” (1966), “The Alphabet” (1968), “Eraserhead” (1977), “The Grandmother” (1970), “The Amputee” (1974), “Elephant Man (1980) e “Dune” (1984). Outras propostas do IMAGO, que decorre entre 29 de Setembro e 7 de Outubro, têm a ver com Jonas Mekas, mítico realizador lituano radicado nos Estados Unidos desde os anos 50, e Andy Warhol. Neste último caso, o festival tenciona assinalar os 20 da morte do criador da “pop art”, dos seus primeiros filmes à revisão da sua obra cinematográfica via filmes concerto. «Estamos a preparar uma homenagem em grande, multidisciplinar e a todos os níveis surpreendente», promete a organização.

Já na secção “Prospectiva”, dedicada a um jovem realizador, será apresentado o trabalho do director de fotografia e realizador Rui Poças, que irá também escolher um outro nome para este programa. De resto, como vem sendo habitual nas edições anteriores, o cinema e a música estarão de mãos dadas, pelo que a organização promete grandes surpresas para a secção “Sound & Vision Experience”, desde filmes concerto, DJ e VJ’s set, Live Acts, performers e instalações, entre outros. Contudo, o IMAGO é também um festival competitivo para curtas-metragens nas secções Oficial Internacional, “Docs in Shorts” e “Under 25”. Para durar está a polémica com o Instituto Português da Juventude. A organização decidiu suspender a selecção de jovens para o júri do evento devido à falta de apoio do IPJ, receando que tal se deva às críticas feitas àquele organismo. Em Junho, Sérgio Felizardo e Pedro Ramos, directores do IMAGO, enviaram ao Governo uma queixa contra o Instituto por alegado incumprimento de um concurso, que atribuía uma viagem ao Festival de Cinema de Cannes (França) a um elemento do Júri Jovem do certame.

Sobre o autor

Leave a Reply