Cultura

Museu de Gouveia mostra obras do Prémio Abel Manta

Abel Manta
Escrito por Efigénia Marques

As obras seleccionadas pelo júri para o décimo Prémio Abel Manta de Pintura estão patentes no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta até 5 de outubro.
A mostra foi inaugurada no decurso das Festas do Senhor do Calvário e após a entrega do galardão, com o valor monetário de 5.000 euros, a Bela Branquinho (na foto), vencedora desta edição com o quadro “Luz de Inverno”. Este ano concorreram 45 artistas plásticos com 68 obras, das quais o júri selecionou nove, a saber “Cidade Verde”, de Catarina Pereira Mendes; “Limões”, de Mafalda Amaro; “Laços de Amor”, de Avelino Alves Fernandes; “Ausência”, de Bela Branquinho;
“Imersão em amarelo”, de Filipa Centeio; “Fragmentos #23”, de Ângela Belindro; “Auto-retrato(s)”, de Manuel Mendes; “Luz”, de Cristiano Felismina;
“My fault”, de Pedro Jorge Mendes de Almeida, além da vencedora “Luz de Inverno”. O Prémio Abel Manta de Pintura foi instituído pelo município de Gouveia em 2007 para evocar e homenagear o pintor (1888-1982) natural da cidade.
Na mesma cerimónia, o designer João Costa Santos recebeu o prémio “Um Mural para João Abel Manta”, promovido no final do ano transato a propósito da exposição “O Retrato em João Abel Manta – Perfis para as Selectas”, que esteve patente no Museu Abel Manta. A ideia era distinguir a proposta criativa que homenageasse a obra gráfica de João Abel Manta, enquanto intérprete visual incontornável da história contemporânea, nomeadamente da revolução do 25 de Abril de 1974. Houve nove concorrentes. Além de receber 2.500 euros, o vencedor verá a sua obra pintada num mural de grandes dimensões na Praça do Tribunal de Gouveia.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply