A Casa de Cultura José Pinto Peixoto, com sede em Miuzela, no concelho de Almeida, abriu concurso para atribuir o “Prémio Professor Doutor José Pinto Peixoto, Ensino Secundário 2022-2023”, no valor de mil euros. Este ano a Casa de Cultura instituiu também o “Prémio Professor Doutor José Pinto Peixoto, Ensino Básico” no valor de 100 euros, que «contrariamente ao instituído para o prémio do ensino secundário, este tem um carácter local e destina-se ao melhor aluno finalista do Ensino Básico, desde que nascido ou descendente de oriundo da Miuzela do Côa», explica a entidade promotora do prémio.
«Estes prémios visam honrar a memória do saudoso patrono da Casa de Cultura, enquanto professor universitário e pedagogo, investigador e cientista do clima mundialmente reconhecido. E, ao mesmo tempo, passar às gerações mais jovens o seu exemplo de perseverança e dedicação ao trabalho; já enquanto cidadão, as virtudes da simplicidade, do despretenciosimo e da tolerância», pode ler-se em comunicado enviado a O INTERIOR.
A distinção, que vai na sua 16ª edição, é dada ao aluno que, no âmbito do concurso, demonstre ter conseguido a melhor nota de acesso ao ensino superior, podendo os critérios de seleção ser consultados no Regulamento postado no website da associação, casaculturapintopeixoto.org. As inscrições para o prémio do ensino básico e secundário terminam no dia 17 de julho e 23 de outubro, respetivamente. Os vencedores serão revelados nos dias 12 de agosto e 16 de dezembro.