Cultura

Carmen Souza atua sábado no Teatro Municipal da Covilhã

Carmen
Escrito por Efigénia Marques

Carmen Souza atua este sábado (21h30) no Teatro Municipal da Covilhã, no primeiro concerto da digressão nacional que a cantora luso-cabo-verdiana nascida em Lisboa vai fazer a propósito do seu mais recente álbum, intitulado “Interconnectedness”.
Carmen Souza é atualmente uma verdadeira força da “world music” e uma das vozes de jazz europeias mais requisitadas. Este é o décimo trabalho da sua carreira e «expõe as vulnerabilidades trazidas pela pandemia» e a forma como todos estamos «interconectados». Segundo a artista, este álbum «é o resultado de tudo o que aconteceu» consigo, «nos últimos quatro anos e com o mundo nos últimos dois». Nos dez temas que compõem o disco, a voz jazzística e singular de Carmen Souza está imersa em «melodias refinadas, cruzando as linhas do jazz com as sonoridades tradicionais de Cabo Verde». Carmen Souza foi descoberta aos 22 anos pelo baixista português Theo Pascal, que se tornou no seu produtor e mentor, sendo que “Interconnectedness” é o resultado do trabalho desta parceria. A dupla atuou no TMG em novembro de 2016, no âmbito do “Ciclo Relavrar”.
Cantora, compositora e grande performer, Carmen Souza é presença regular nos maiores festivais de jazz e “world music”. O seu disco anterior, “The Silver Messengers” (2019) foi amplamente elogiado pela crítica especializada, com destaque para a revista norte-americana “Downbeat Magazine” ou a britânica “Songlines Magazine”.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply