Sociedade

“Santos da Guarda” e concurso do caldo de grão regressam à cidade esta noite

Img 7725
Escrito por Efigénia Marques

Com um mês de festa, a Guarda aspira a ser a «capital regional dos santos populares». O objetivo foi assumido por Sérgio Costa, presidente do município, na apresentação do programa dos “Santos da Guarda”, que começa esta quinta-feira no Bairro de São Domingos.
Até dia 21, há arraiais populares, sardinha assada e caldo de grão em 14 bairros da cidade mais alta, realizando-se a festa de encerramento do evento na Praça do Município entre os dias 23 e 25 com marchas populares, gastronomia, artesanato, concertos, a exposição das bonecas dos santos populares e o concurso do caldo de grão. Este ano, onze bairros vão disputar a “concha prateada” para aquele que será o melhor prato tradicional da Guarda. Já a feira anual de S. João realiza-se no dia 24, na zona de estacionamento do Parque Urbano do Rio Diz, local onde será feita a recriação histórica da atribuição da Carta de Feira de S. João à Guarda pelo rei D. Afonso III, em 25 de março de 1255. Um momento encenado pela Associação Hereditas.
Com 14 bairros envolvidos, Sérgio Costa disse que esta edição é «a mais participada de sempre, mais dois que no ano passado, o que mostra que toda a cidade está empenhada em celebrar os santos populares, que já são uma marca da Guarda. Fico muito grato a todas as associações e comissões de moradores que participam». Depois do Bairro de São Domingos, a festa do santos populares segue para a Guarda Gare (sexta), São Vicente (sábado), Torrão (domingo), Bairro do Pinheiro (dia 12), Lameirinhas (dia 13), Sequeira dia 14), Bonfim (dia 15), Bairro da Caixa (dia 16); Alfarazes (dia 17), Bairro da Luz (dia 18), N. Sra. Fátima (dia 19), Galegos (dia 20) e Póvoa do Mileu (dia 21). Quanto às marchas, vão desfilar os bairros da Luz e da Sequeira, bem como as convidadas da Bica (Lisboa) e da Banda Bingre Canelense.
No concurso do caldo de grão concorrem o Bonfim, B. São Domingos, Bairro da Caixa, Torrão, Bairro do Pinheiro, Sequeira, Alfarazes, Bairro da Luz, N. Sr.ª de Fátima, Galegos e Mileu. Na Praça do Município vão ficar em exposição, durante a festa de encerramento, as Bonecas dos Santos Populares do Bonfim, Torrão, Sequeira, Alfarazes, Bairro da Luz, N. Sr.ª Fátima, Galegos e Mileu.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply